O jornalista Micah Toll, do Electrek, começou uma jornada, há dois anos, no mínimo, diferente. Ele comprou um mini-caminhão elétrico na China e passou a fazer verdadeiro upgrade no veículo.

No vídeo abaixo, vemos como o veículo aguentou durante seu primeiro ano e meio de trabalhos quase diários no rancho dos pais de Toll, na Flórida – Estado dos EUA conhecido por ser quente, úmido e chuvoso.

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Como está o pequeno veículo?

Segundo o jornalista, o mini-caminhão está bem. Quase não possui ferrugem e nada de importante quebrou.

O veículo pode não ser tão grande, mas conseguiu cumprir com seu papel em seis temporadas de realização de paisagismo, transporte de lixo, de móveis, limpeza de furacões, entre muito mais coisas.

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Toll conta que, mesmo tendo gostado de seu design original, ele entendeu que havia espaço para melhorias. Ele recebeu várias sugestões de melhorias que poderiam ser realizadas no pequeno caminhão. Algumas foram adotadas em conjunto com suas próprias ideias.

Upgrades

Segundo o jornalista, a “falha mais óbvia” do caminhãozinho era a suspensão, que ele demorou a atualizar – as molas originais eram muito rígidas, afirma. “O passeio pode ter sido bom no asfalto, mas como usamos o caminhão no rancho de meus pais para trabalho no pasto, ele vive em ambiente bastante acidentado”, conta.

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De todas as atualizações que fiz, esta provavelmente teve o maior impacto no prazer que tiramos do mini-caminhão. Sempre foi ótimo veículo de trabalho, mas agora é muito mais confortável também.

Micah Toll, jornalista do Electrek

Imagem: Reprodução/Micah Toll/Electrek

Novos pneus off-road

Como o veículo praticamente não vai para a estrada, Toll resolveu trocar os pneus originais e colocar compostos para veículos off-road, que combinam mais com o terreno acidentado no qual ele atua. “Na verdade, ele colocou 99,9% de sua quilometragem na areia ou na grama”, afirma o jornalista.

Ele só foi utilizado nas vias públicas da Flórida após um furacão, no início deste ano, para realização de alguns abastecimentos. “Não é um veículo legal para uso nas ruas, mas considerei isso aceitável nas circunstâncias de emergência”, diz Toll.

De acordo com o proprietário do pequeno EV, os novos pneus são um pouco mais largos, mas ficando presos no interior dos para-laas dianteiros em curvas fechadas. “Ainda assim, a atualização valeu a pena para melhor condução em todas as condições de chuva e sujeira em que o caminhão é usado na maior parte do tempo”, detalha Toll, “e o caminhão é tão ágil devido à sua largura estreita que realmente não percebo muito a mudança no raio de direção”.

As calotas também receberam tinta spray preta. Na visão de Toll, seu cromado original era “um pouco chamativo demais”.

Imagem: Reprodução/Micah Toll/Electrek

Engate de reboque

De fábrica, o caminhão não veio com um engate de reboque, mas Toll necessitava de um. Então, ele verificou originalmente a capacidade de reboque por meio de uma corda de escalada estática à minivan de seus pais e testou o reboque de algumas milhares de libras.

Tendo dado certo, a próxima etapa foi encontrar onde instalar o acessório. “Então acabei soldando um suporte em forma de U que aparafusei no eixo traseiro logo dentro de cada roda. É a parte mais forte do caminhão e é um local perfeito para o engate ser preso em algo carnudo”, conta.

Imagem: Reprodução/Micah Toll/Electrek

Carregador solar

Toll imaginou que a instalação de painéis solares no teto da cabine poderia ajudar no carregamento das baterias do EV. O motor do mini-caminhão possui 3.000 W, sendo mais do que suficiente para receber cargas de um painel de 50 W. “Dependendo do nível do Sol, isso adiciona alguns quilômetros de alcance por dia”, frisa.

Antes de instalá-lo, tínhamos que recarregar o caminhão nas tomadas de 110 V da garagem em torno de uma vez por semana. Agora, podemos ir de duas a três semanas antes de precisar de recarga, já que o mini-caminhão é abastecido um pouco cada vez que o Sol sai.

Michah Toll, jornalista do Electrek

Adição de forro à caçamba

Originalmente, o mini-caminhão veio com forro mais simples na caçamba. Como ele é utilizado para vários trabalhos pesados, não demorou para que a caçamba do veículo estivesse cheia de arranhões. Ainda assim, não havia sinais de ferrugem no local.

Foi-se um dia inteiro até que Toll e seu pai finalizaram o reforço na caçamba. O jornalista acredita que ela durará muito mais do que a original. “Agora, a caçamba está ainda melhor do que quando o mini-caminhão chegou”, comemora.

Caçamba antes da reforma (Imagem: Reprodução/Micah Toll/Electrek)
Caçamba após a reforma (Imagem: Reprodução/Micah Toll/Electrek)

Veredicto

Estou francamente surpreso com o quão bem o caminhão aguentou em seu primeiro ano e meio. Muitas pessoas me disseram que desmoronaria em semanas ou enferrujaria em meses. Até agora, não foi feito nenhum dos dois. Tem sido apenas um burro de carga confiável no rancho.

Micah Toll, jornalista do Electrek

Toll conta ainda que boa parte dos projetos planejados por ele já foram executados, mas que ainda não sabe bem quais outros upgrades poderão ser realizados.

Neste ponto, estou feliz em chamar esse experimento de mini-caminhão elétrico de sucesso. Este pode não ser o caminhão certo para todos, mas para algumas pessoas é perfeito. E nosso caso é perfeito.

Micah Toll, jornalista do Electrek

Minicarro chinês surpresa

Jornalista Micah Toll dentro de minicarro chinês na rua
(Imagem: Reprodução/YouTube)

Na aventura mais recente do jornalista, uma estranha da China – Katherine, para todos efeitos – mandou um minicarro elétrico para sua casa. Toll achou o veículo fofo e eficiente.

Por questões legais dos EUA, Toll se manteve em ruas curtas do bairro, onde era difícil chegar ao limite de 40 km/h do MingHong. No final deste test drive, jornalista concluiu que a dirigibilidade do minicarro chinês é “muito boa”.

Com informações de Electrek

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