Bloqueio de anúncios no YouTube pode chegar ao fim

A plataforma está apresentando uma mensagem para alguns usuários que impede a reprodução de vídeos usando bloqueadores de anúncios
Por William Schendes, editado por Bruno Capozzi 11/05/2023 13h22
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Imagem: Shutterstock
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O YouTube está testando uma forma de evitar que usuários bloqueiem anúncios. Confira o que sabemos até agora:

  • A plataforma está apresentando uma mensagem que impossibilita aos usuário assistirem aos vídeos a não ser que desativem o bloqueador;
  • Um porta-voz do YouTube confirmou que a empresa está testando a medida que proíbe o uso de ferramentas que impedem a reprodução de publicidade;
  • A informação foi descoberta essa semana com a publicação de um usuário do Reddit. Ele divulgou uma mensagem avisando que bloqueadores de anúncios não são mais permitidos na plataforma.

Leia mais:

Parece que você pode estar usando um bloqueador de anúncios. Os anúncios permitem que o YouTube permaneça gratuito para bilhões de usuários em todo o mundo.

Mensagem exibida para alguns usuários.
YouTube impede bloqueadores de anúncios
(Imagem: Reprodução/ Reddit)

Além de orientar o usuário a desativar o bloqueador, o pop-up dá a opção ao usuário de assinar o YouTube Premium, que permite assistir aos vídeos livre de anúncios.

Um porta-voz da rede social confirmou que a equipe de moderação da empresa está realizando um experimento com um pequeno número de usuários em todo o mundo.

Estamos realizando uma pequena experiência globalmente que incentiva os espectadores com bloqueadores de anúncios a permitir anúncios no YouTube ou experimentar o YouTube Premium.

A detecção de bloqueadores de anúncios não é nova e outros editores pedem regularmente aos espectadores para desativar os bloqueadores de anúncios.

Porta-voz do YouTube ao Bleeping Computer.

Como relata o The Register, a receita de publicidade do Google está em baixa. No quarto trimestre de 2022, o valor recebido caiu 3,6%, algo que provavelmente está influenciando a nova medida.

Conforme relatou a empresa no final de 2022, o YouTube Premium atingiu mais de 80 milhões de assinantes. O que representa um aumento de 30 milhões de usuários, comparado a 2021.

No Brasil, o serviço custa a partir de R$12,50 para estudantes, R$20,90 no plano individual e R$34,90 no plano familiar — que permite adicionar até 5 membros.

Com informações de Bleeping Computer.

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Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.