O Android 14 foi finalmente revelado durante o Google I/O, a conferência anual da empresa, realizada nesta quarta-feira (10). Entre as novas funções, quatro recursos que estarão presentes na atualização foram apresentadas. As novidades vão desde mudanças na tela de bloqueio até funções de rastreamento dos dispositivos.

Entre as novidades, está o novo recurso de tela de bloqueio personalizável, onde é possível escolher diversas opções de fontes, elementos visuais, planos de fundo, cores da tela e até alterar o formato do relógio.

publicidade

Leia mais:

“Encontrar Meu Dispositivo” será ampliado

O Google também investiu em nova versão do “Encontrar Meu Dispositivo” na atualização do Android:

publicidade
  • Como aparente tentativa de disputar de forma acirrada com o “Buscar iPhone”, da Apple, o serviço Android será mais expansivo e permitirá encontrar outros objetos além do celular;
  • Com a atualização, será possível procurar também por relógios, fones de ouvido e outros aparelhos inteligentes.

Rastreamento inteligente

Os alertas de rastreadores também sofreram mudanças. Agora, o novo sistema notifica o dono do dispositivo caso haja alguma tentativa de rastreio – evitando que outras pessoas acessem a localização em tempo real sem o consentimento do usuário.

Por fim, um novo sistema de papel de parede também estará disponível com a atualização. Como parte dos investimentos intensos do Google em IA generativa, os usuários poderão criar wallpapers personalizados por meio de comandos de textos.

publicidade

Embora ainda não tenham sido reveladas muitas mudanças em comparação a versão atual do sistema operacional, mais novidades sobre a nova versão do SO deverão ser reveladas em breve. Contudo, o Android 14 ainda não tem data de lançamento confirmada, mas deverá acontecer ainda no próximo semestre.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!