A Toyota informou nesta sexta-feira (12) que devido a um “erro humano” os dados de 2,15 milhões de veículos de clientes do Japão estavam expostos desde 2013. O vazamento foi observado apenas em abril deste ano, no serviço de nuvem da empresa.

  • O número equivale a quase toda a base de clientes que se inscreveram em suas principais plataformas de serviços em nuvem desde 2012; 
  • Exposição mostrou detalhes como localização de veículos e números de identificação de dispositivos de veículos, mas não houve relatos de uso malicioso, garantiu a Toyota; 
  • Os clientes afetados foram aqueles conectados no serviço T-Connect e usuários do G-Link; 
  • Considerada a maior montadora do mundo, descoberta negativa ocorre bem no hype da direção autônoma, que para funcionar exige conectividade e gerenciamento de dados em nuvem. 

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Após a descoberta, a Toyota iniciou medidas para bloquear o acesso externo aos dados e uma investigação em todos os ambientes de nuvem gerenciados pela Toyota Connected Corp foi realizada. 

O que aconteceu, afinal? 

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De acordo com a Reuters, um porta-voz da empresa explicou que a partir de um erro humano um sistema de nuvem foi definido como público em vez de privado, o que causou a confusão. Por falta de um mecanismo de verificação de dados públicos na nuvem, a exposição não foi vista. 

Faltaram mecanismos de detecção ativa e atividades para detectar a presença ou ausência de coisas que se tornaram públicas. 

Porta-voz da Toyota.

Para evitar novos incidentes, a empresa informou que irá introduzir um sistema para auditar as configurações de nuvem e monitorar continuamente os ajustes, além de educar minuciosamente os funcionários sobre as regras de manipulação de dados. 

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A Comissão de Proteção de Informações Pessoais do Japão foi informada sobre o vazamento, mas não comentou sobre o caso ou possíveis medidas que serão aplicadas, conforme protocolo da instituição.

Com informações da Reuters

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