Futuras unidades do Astro, robô doméstico inteligente da Amazon, poderão ganhar um “up” com inteligência artificial (IA) avançada, semelhante à usada em chatbots como o ChatGPT. Segundo informações obtidas pelo Business Insider, essa tecnologia está sendo desenvolvida pela empresa em um projeto chamado Burnham.

Astro foi projetado para monitoramento de segurança doméstica e atendimento remoto de parentes idosos, por exemplo. Então, a ideia deve permitir ao robô da Amazon “se comunicar” melhor com os usuários.

publicidade

Leia também:

Um robô para conversar

Atualizado com Burnham, Astro poderia atuar melhor em um ambiente doméstico movimentado. Os documentos acessados pelo Insider apontam para uma tecnologia de modelo de linguagem que “lembra tudo o que viu e mapeou ao redor”. Assim, tendo uma capacidade aprimorada para se envolver em uma conversa dentro de casa, deixando os moradores informados sobre o que aconteceu.

publicidade

Por exemplo, o robô da Amazon com IA avançada avisaria que o fogão está aceso, sem panela em cima. Ou, de repente, que uma torneira está vazando. Ao ver um acidente dentro de casa, ele faria uma ligação para a emergência. Já no caso do morador não estar encontrando as chaves, Astro ajudaria a encontrar.

No entanto, a tecnologia ainda está em fases iniciais de desenvolvimento – e deve demorar um pouco para ser implementada no robô. Além disso, outro detalhe deixa Astro um pouco longe da popularização: ele é, praticamente, a própria definição de um produto de nicho, disponível apenas por meio de convite e com um preço que subiu de US$ 100 para US$ 1.599.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Via The Verge e Tom’s Guide