[Alerta de spoiler] Enquanto as duas primeiras temporadas de “Bridgerton” mostram que o rei George não estava totalmente são em 1813, a série “Rainha Charlotte: uma história Bridgerton” vai além e retrata em mais detalhes a doença do monarca inglês.

No quarto episódio da temporada do spin-off, nós vemos um rei que está doente. O personagem luta contra um tipo de transtorno mental, que o faz desmaiar e ter alucinações.

publicidade

Leia também:

A vida do rei George

Os registros históricos mostram que o verdadeiro rei George III estava mentalmente doente. Não à toa, o monarca foi descrito muitas vezes como o “rei louco que perdeu a América” e, por consequência da doença, o filho George IV teve que intervir para governar como príncipe regente.

publicidade

Apesar desses registros, não se sabe ao certo o que ele realmente tinha e os historiadores ainda debatem sobre o assunto. Uma das teorias defendidas é que o monarca sofria de porfiria, uma doença de origem genética presente no sangue, que pode causar confusão, alucinações e até paranoia.

Outros historiadores teorizaram que George sofria de doença mental. Isso porque as cartas do monarca apresentavam sintomas semelhantes aos de pacientes que passavam pela fase maníaca de doenças psiquiátricas, como o transtorno bipolar.

publicidade

A ficção

Embora a série seja ficcional, ela flerta com os fatos. Ainda assim, até o fim da primeira temporada nenhum dos personagens nomeou a doença do rei, nem mesmo os médicos conseguiram traçar um diagnóstico.

Nos bastidores de “Rainha Charlotte”, o ator Corey Mylchreest, que interpreta a versão jovem do rei George, disse que os roteiristas nunca fecharam um diagnóstico. A mesma informação foi confirmada por Golda Rosheuvel, que interpreta a versão mais velha da rainha Charlotte, em uma entrevista dada em 2020.

publicidade

Aparentemente, até agora o universo Bridgerton adotou a teoria de doença mental, pois George só tem alucinações quando está nervoso e sob pressão.

As séries “Bridgerton” e “Rainha Charlotte: uma história Bridgerton” estão disponíveis na Netflix.

Via Insider.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!