Os filmes de terror “X – A Marca da Morte” e “Pearl” causaram um grande impacto recentemente, conquistando tanto o público quanto a crítica especializada. Ambos foram escritos e dirigidos por Ti West, um dos principais nomes da nova geração de diretores de terror. Estrelados por Mia Goth, atriz inglesa (neta da atriz brasileira Maria Gladys) que ganhou grande destaque por sua atuação nas duas produções. Os filmes fazem parte parte de uma trilogia chamada “X“, que terá uma sequência intitulada “MaXXXine” no futuro.

Entretanto, muitos espectadores têm se sentido confusos em relação à conexão entre as duas obras. Isso ocorre porque os filmes não seguem uma progressão cronológica linear de uma história para outra, e a atriz Mia Goth interpreta mais de um personagem nos longas.

Mas então, qual filme assistir primeiro para ficar mais claro a relação entre eles?

Leia mais:

publicidade

X – A Marca da Morte (2022)

Mia Goth como Maxine / Crédito: A24 (Divulgação)

X – A Marca da Morte” foi o primeiro filme realizado da série “X”, lançado em março de 2022 nos Estados Unidos (agosto do mesmo ano no Brasil). 

A história se passa em 1979 e acompanha um grupo de jovens que fazem filmes adultos. Para sua nova produção, eles alugam uma fazenda pertencente a um casal de idosos em uma região rural do Texas. No entanto, eles omitem o verdadeiro propósito de sua estadia aos proprietários. Quando os reclusos anfitriões descobrem as atividades dos visitantes, o elenco é obrigado a lutar pela própria vida contra esse estranho casal.

Nesse filme,  Mia Goth interpreta dois papéis diferentes: a protagonista Maxine, uma jovem aspirante a estrela de filmes adultos, e Pearl, a estranha idosa do qual a equipe aluga a sua propriedade como locação.

Pearl (2022)

Mia Goth como Pearl / Crédito: A24 (Divulgação)

Pearl” é o segundo filme realizado da série “X”, e foi lançado em setembro de 2022 nos Estados Unidos (fevereiro de 2023 no Brasil). 

O filme se passa em 1918, ou seja, 61 anos antes dos eventos retratados em “X – A Marca da Morte“. Nele, Mia Goth interpreta a personagem principal, que dá nome ao filme e é, nada menos que a misteriosa idosa do primeiro filme em sua juventude. “Pearl” é, portanto, uma prequela que narra a história de origem da vilã presente no filme anterior.

Na trama, Pearl, uma jovem obcecada em se tornar uma estrela de cinema, se vê presa em uma fazenda isolada no interior do Texas. Depois que uma pandemia de gripe espanhola atinge sua região, ela é obrigada a cuidar de seu pai doente e lidar com a vigilância constante de sua mãe amarga e autoritária. Pearl anseia por uma vida glamorosa, semelhante àquelas que viu nos filmes, mas seus sonhos são negados a ela. Consequentemente, ela começa a enlouquecer e sentir desejos assassinos.

Conclusão

A resposta para a pergunta “Qual dos dois filmes assistir primeiro?” é bastante subjetiva e depende do interesse pessoal de cada espectador. Se a intenção é acompanhar a ordem cronológica dos eventos, o ideal seria assistir “Pearl” primeiro e, em seguida, “X – A Marca da Morte.

Entretanto, é importante destacar que os filmes foram concebidos para serem lançados na ordem em que foram apresentados, de forma a causar um impacto específico no público. Por isso, se o objetivo é respeitar a proposta dos criadores da obra e preservar esse efeito, o ideal seria assistir aos filmes na ordem original de lançamento.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!