O CEO da OpenAI, Sam Altman, desembarca no Brasil esta semana para participar de um evento sobre inovação e Inteligência Artificial no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

  • O diálogo está marcado para às 15h da quinta-feira (18);
  • O evento também terá a presença da cientista da computação, pesquisadora e ativista brasileira Nina da Hora;
  • Segundo a Fundação Lemann, organizadora do evento, o objetivo do encontro é contribuir para que inovação e tecnologia sejam contempladas na busca por soluções para os principais desafios sociais enfrentados no Brasil. 

Leia mais! 

Essa é uma oportunidade importante para aprofundar reflexões em torno da Inteligência Artificial, seus riscos e como ela pode contribuir para o hoje e o futuro do Brasil. O diálogo e a ampla participação de toda a sociedade nesse debate serão fundamentais para irmos mais longe e mais rápido rumo a um país justo e avançado, onde todos têm a oportunidade de ampliar o seu potencial e gerar impacto positivo. 

Diretor-executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne. 

Segundo informações da Folha de São Paulo, o Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) também tentar organizar um encontro do executivo com membros da comunidade científica do país. 

Semana importante no Brasil 

publicidade

Além da visita de Altman, que tem enfrentado diversos debates, reuniões e até depoimento no Congresso dos EUA devido ao boom de seu chatbot, o ChatGPT, há ainda para esta semana o julgamento da ação judicial que trata dos trechos do Marco Civil da Internet no Brasil.

A audiência visa debater a responsabilidade das plataformas de internet na quarta-feira (16), conforme agendado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) — tudo isso em meio ao debate do PL das Fake News, que impulsionou ainda mais a reavaliação do Marco Civil. 

Vale atualizar que nesta segunda-feira (15) o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que o PL da Fake News — projeto de lei que visa regular diversos aspectos da vida digital no Brasil — não tem data estimada para voltar a análise do plenário (isso após outros adiamentos e polêmicas envolvendo big techs). Veja aqui

Com informações da Folha de SP, Época e CNN

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!