A NHTSA, agência de segurança rodoviária dos Estados Unidos, solicitou o recall de 67 milhões de airbags defeituosos. O órgão acredita que uma falha de segurança nos insufladores pode ferir e até matar motoristas, mas a fornecedora ARC Automotive Inc. rejeitou a solicitação.
O que aconteceu
No pedido, a agência solicitou o recall a partir de uma carta, afirmando que o acionamento indevido cria um risco de morte e ferimentos.
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Insufladores de airbag que projetam fragmentos de metal nos ocupantes do veículo, em vez de inflar adequadamente o airbag acoplado, criam risco irracional de morte e ferimentos.
NTHSA, em carta à fornecedora
A ARC recusou a solicitação, justificando que se baseia em sete incidentes nos Estados Unidos, e que seguirá trabalhando com a agência e com as montadoras para avaliar os casos.

Airbags
- Os airbags da fornecedora são usados em veículos de GM, Stellantis, BMW, Hyundai e Kia;
- No recall, 994.763 unidades dos modelos Buick Enclave, Chevrolet Traverse e GMC Acadia, produzidos entre 2014 e 2017, foram chamados;
- São 67 milhões de peças de airbags suspeitas de estarem danificadas; elas foram produzidas para o mercado estadunidense e distribuídas para 12 marcas;
- Até agora, apenas a GM aceitou o recall, que recolheu um milhão de unidades;
- As investigações da NHTSA acerca dos incidentes começaram em 2015, depois de dois motoristas feridos; uma morte teria acontecido em 2016, causada pelo airbag de um Hyundai;
- Este ano, um incidente em um veículo da GM, em março, teria ferido um motorista.
Airbags da Takata
O caso lembra o recall da Takata: foram mais de 100 milhões de airbags danificados, que causaram mais de 30 mortes e 320 feridos no mundo todo.
Esse foi o maior caso desse tipo no Brasil. De acordo com levantamento da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), a Toyota foi a marca mais afetada, com 1,76 milhão de veículos, seguida da Honda, com 1,44 milhão. No País, duas pessoas morreram e outras 40 ficaram feridas em explosões de airbags.

Por que a explosão?
O defeito, tanto na época da Takata quanto agora, é no insuflador. Isso faz com que a explosão do airbag seja forte demais, quebrando a própria peça e arremessando estilhaços de metal contra as pessoas dentro do veículo.
Com informações de Uol
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