A Nvidia RTX é uma tecnologia de placas de vídeo desenvolvida pela Nvidia, que traz uma geração avançada de recursos para jogos, criação de conteúdo digital e outras aplicações intensivas em gráficos. As placas de vídeo baseadas na tecnologia RTX apresentam hardware dedicado para acelerar o rastreamento de raios em tempo real e outras técnicas avançadas de renderização, além de proporcionar alto desempenho em jogos e outras tarefas de computação.

Leia mais:

publicidade

O que é e como funciona a tecnologia RTX de chip gráfico?

O núcleo da tecnologia Nvidia RTX é o hardware dedicado para rastreamento de raios em tempo real, conhecido como núcleos RT. Esses núcleos aceleram o processo de renderização de imagens, permitindo que os jogos e outras aplicações possam produzir gráficos realistas em tempo real. Além disso, a tecnologia RTX também inclui núcleos Tensor, que são responsáveis por tarefas de aprendizado de máquina e inteligência artificial.

As placas de vídeo Nvidia RTX também suportam a tecnologia DLSS (Deep Learning Super Sampling), que usa inteligência artificial para melhorar a qualidade dos gráficos, especialmente em resoluções mais baixas. A tecnologia DLSS é capaz de produzir imagens mais nítidas e detalhadas sem afetar o desempenho do jogo.

publicidade
Chip gráfico Nvidia
Imagem: Divulgação/Nvidia

Outra vantagem da tecnologia Nvidia RTX é a capacidade de utilizar o recurso Ray Tracing, que simula a iluminação realista em ambientes 3D. Com a tecnologia Ray Tracing, as luzes e sombras se comportam de forma mais realista, criando um ambiente de jogo mais imersivo e detalhado.

As placas de vídeo Nvidia RTX também incluem suporte para a tecnologia G-Sync, que sincroniza a taxa de atualização da tela com a taxa de quadros da placa de vídeo. Isso elimina problemas de rasgo de tela e gagueira, proporcionando uma experiência de jogo mais suave e fluída.

publicidade

Algumas placas com a tecnologia Nvidia RTX

A linha de placas de vídeo Nvidia RTX inclui uma variedade de modelos, desde placas de entrada de gama até as mais avançadas, projetadas para jogos e criação de conteúdo profissional. Alguns exemplos de placas de vídeo Nvidia RTX incluem a RTX 4070, RTX 4070 Ti, RTX 4080 e RTX 4090.

Em resumo, a tecnologia Nvidia RTX traz uma geração de recursos para jogos e outras aplicações intensivas em gráficos. Com hardware dedicado para rastreamento de raios em tempo real, suporte para a tecnologia DLSS, Ray Tracing e G-Sync, as placas de vídeo Nvidia RTX oferecem um desempenho de ponta e recursos avançados para jogos e criação de conteúdo digital.

publicidade

Com informações: Nvidia

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!