Os profissionais de design devem acompanhar as novidades em um mundo cada vez mais digital e conectado. Além disso, é de suma importância se atualizar, já que a cada dia surgem mais ferramentas para facilitar o dia a dia desses profissionais e auxiliar na produtividade e qualidade de trabalho.

Olhar Digital preparou 3 dicas que vão trazer mais produtividade e agilidade. 

Leia mais:

Behance

Imagem mostrando as duas formas de acesso ao behance
O Behance é um dos serviços mais utilizados do universo do design segundo a revista de tecnologia americana Wired (Imagem: Lucas Gabriel MH)

O Behance é uma ferramenta indispensável para quem busca se destacar na área de design. A plataforma permite que os usuários publiquem seus trabalhos e recebam feedbacks de outros profissionais, ajudando a aprimorar suas habilidades e a construir um portfólio online de qualidade.

publicidade

Todavia, vale ressaltar que o behance conta também com duas sessões específicas para empresas e profissionais poderem divulgar vagas de trabalho e até mesmo se apresentar como disponível no mercado para projetos futuros. Sendo uma denominada carreiras apresentando todas as vagas disponíveis e outra chamada contratar contando com todos os profissionais e agências cadastrados na plataforma e disponíveis para trabalho.

Igualmente seguindo as tendências de mercado, tanto via celular quanto pelo computador, o Behance apresenta a opção de ‘Ao vivo’. Onde profissionais, podem tanto fazer a sua própria, quanto acompanhar uma live de um usuário específico.

Assim também, uma função também importante é o ProSite, que permite aos usuários criarem um site profissional para mostrar seus mais recentes trabalhos. Em suma, essa opção é personalizável e pode ser integrada em outras plataformas.

Já em ‘Destaque’ o Behance por meio de sua tecnologia de IA, apresenta seleções de conteúdos diversos conforme os padrões de pesquisa de todos os usuários. Trazendo os principais projetos que se destacaram ao longo do dia. Em compensação, na opção ‘Para você’, a plataforma traz modelos com base nos padrões de pesquisa do usuário.

Pinterest

Imagem mostrando tela do Pinterest tanto no notebook, quanto no celular.
O Pinterest desde 2010 se tornou um dos aplicativos e sites mais acessados segundo o Google (Imagem: Pinterest/Divulgação).

Para os designers, a plataforma é uma fonte inesgotável de inspiração e referências visuais, com milhões de imagens de alta qualidade disponíveis em diversas categorias.

Um dos principais benefícios do Pinterest é a facilidade em encontrar referências visuais para seus projetos. Além disso, é organizada em categorias, tornando a busca por inspiração por mais simples e agradável.

Contudo, outro benefício do Pinterest é a possibilidade de divulgar seus próprios trabalhos na plataforma. Assim sendo, ele acaba funcionando como uma espécie de land page auxiliando na criação de tráfego para sites de portfólio e possivelmente trazendo mais visibilidade profissional.

Adobe Capture

Imagem de celular com a tela da parte interna do adobe capture
O adobe capture é um dos maiores auxiliares dos designers na hora da produção autoral (Imagem: Lucas Gabriel MH)

Transformando o telefone celular em um verdadeiro canivete suíço, essa ferramenta facilita o dia a dia na hora de captar aquela ideia ou textura. Em resumo, esse aplicativo conta com a função de buscar a fonte de uma arte, por exemplo, ou pegar a paleta de cores seja de um cartaz ou do próprio ambiente.

O Capture tem ligação direta com o pacote de serviços disponibilizado pela adobe, facilitando o trabalho de criação por conta do sistema de nuvem que entrega todas as fontes de ideias instantaneamente do celular para o computador que estiver logado com a mesma conta que no aplicativo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!