Pesquisadores da Universidade de Melbourne, KDH Design e do Melbourne Centre for Nanofabrication (MCN) desenvolveram espécie de tela de exibição de realidade aumentada (RA) flexível e transparente a partir da impressão em 3D.
Essa tela poderá ser usada para diversas finalidades industriais, graças ao recurso que permite acessar conteúdo digital em tempo real. A tecnologia consegue sobrepor digital em ambientes reais, transformando a interação humana com a RA — como o exemplo na imagem em destaque.
Leia mais:
- Por que os preços de videogames são tão altos no Brasil?
- Como escolher uma placa de vídeo para seu PC desktop? Guia e dicas
- O que é e para que serve o GeForce Experience?
Uma das maiores dificuldades dos pesquisadores foi desenvolver um produto flexível e ajustável a diferentes ângulos de luz, considerando que as telas para esse feito costumam ser de vidro, passando por processo de fotomascaramento, laminação, corte ou gravação de padrões de microestrutura.
- A equipe desenvolveu a tela de exibição de RA a partir de polímero e plástico de qualidade óptica de baixo custo — feito inédito no universo dos displays de realidade aumentada;
- Para isso, os pesquisadores utilizaram técnicas de manufatura aditiva (as famosas impressões em 3D), também sendo pioneiros com essa técnica em telas de RA;
- A KDH Design aplicará a descoberta em diversos produtos que já fazem parte de seu catálogo, como óculos e capacetes de RA e monitores automotivos.
Ajustáveis, transparentes e versáteis, as telas poderão ser acopladas em diversas superfícies, exibindo o conteúdo digital sem interferência na paisagem externa. As técnicas de fabricação também prometem durabilidade e qualidade dos produtos — além de ser muito mais acessível e econômica que os demais métodos.
“Na indústria de jogos, monitores AR flexíveis e transparentes podem ser integrados a acessórios de jogos, como óculos ou viseiras, proporcionando experiência de jogo mais imersiva e realista”, afirmou Ranjith Unnithan, professor associado ao projeto.
Com informações de TechXplore
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!