Nesta segunda-feira (22), o paleontólogo Paulo Macedo encontrou ovos fósseis, com estimativa de 80 milhões de anos, de possível dinossauro ou crocodilo. O achado se deu em obra de rodovia entre Minas Gerais e Goiás, mais especificamente no município de Monte Alegre de Minas (MG).
Foram encontrados, pelo especialista, cinco ovos. Suas características se assemelham a ovo de ave alongado, com casca lisa e sem ranhuras. Estima-se que seu tamanho seja de 6 cm.
Leia mais:
- Qual assistir primeiro: X – A marca da morte ou Pearl?
- Como funciona a roupa espacial de um astronauta
- Polônia: esqueleto de 7 mil anos é encontrado em perfeito estado
Entre os fósseis, dois ovos estão fragmentados, um parcialmente quebrado e dois intactos. Esses últimos podem revelar qual tipo de embrião estava dentro de todos. A espessura da casca é de somente um milímetro, algo padrão em ovos de dinossauros carnívoros.
Por ora, não se sabe se os ovos rompidos eclodiram, ou se o soterramento foi o responsável. Novos estudos serão realizados para entender melhor esses e outros achados na região das obras.
Raridade em nosso País
Ovos fósseis são raros no Brasil. Os mais recentes apareceram perto de Presidente Prudente (SP) e próximo de Uberaba (MG) e Uberlândia (MG). Os achados desta segunda-feira (22) encontrados por Macedo, que trabalha em empresa de Consultoria em Geologia e Paleontologia, que trabalha no local.
A Ecovias Serrado, que administra as rodovias BR 365 e BR 153, auxiliou na retirada dos fósseis, locado agora no laboratório de paleontologia da UEMG, em Ituiutaba (MG).
Com informações de CBN
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!