O avanço da inteligência artificial está transformando a forma como interagimos com as empresas. O ChatGPT, chatbot da OpenAI, promete mudar a experiência dos usuários ao sugerir produtos com base em conversas naturais.

Segundo o Tilt, durante uma apresentação da consultoria Bain & Company, parceira preferencial da OpenAI para o segmento corporativo no Brasil, o sistema foi demonstrado em um cenário de vendas de uma farmácia.

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Para quem tem pressa:

  • A OpenAI possui parceria com a consultoria Bain & Company para oferecer soluções do ChatGPT no segmento corporativo no Brasil.
  • O sistema foi demonstrado em diferentes cenários no Brasil, como vendas de farmácia, marcação de exames e criação de documentos jurídicos.
  • O objetivo é oferecer uma experiência mais conveniente, ágil e personalizada para os consumidores, substituindo a navegação por páginas e páginas por uma conversa direta com o chatbot.
  • A tecnologia do ChatGPT permite compreender conversas naturais, inclusive com gírias e abreviações, e interagir conforme o contexto.
  • A OpenAI e a Bain & Company possuem projetos empresariais em andamento no Brasil, utilizando as ferramentas do ChatGPT.
  • A parceria permite que outras empresas também desenvolvam soluções utilizando o chatbot, mediante acesso pago às ferramentas da OpenAI.
  • A inteligência artificial generativa do ChatGPT pode ser aplicada em áreas como monitoramento de redes sociais, aconselhamento em vendas, suporte ao cliente, sugestão de venda de produtos, entre outras.
  • A expectativa é que o ChatGPT transforme a forma como fazemos compras na internet, possibilitando a realização de todo o processo de compra por meio de conversas naturais.

Um cliente, que se declarou de ressaca, fez a seguinte pergunta: “Estou de ressaca. Tem algo de efeito rápido aí pra mim?”. Em resposta, o chatbot forneceu uma lista de remédios indicados para curar os efeitos pós-bebedeira. O cliente confirmou o pedido, e em até duas horas os produtos chegaram em sua casa.

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Basta expor o problema de forma clara, como no exemplo da ressaca, e o sistema automaticamente sugere soluções. Essa capacidade de entendimento e resposta às demandas dos clientes de forma natural é um dos diferenciais do ChatGPT.

Com a evolução da tecnologia, as conversas com chatbots estão se aproximando cada vez mais de uma interação humana, o que terá um impacto significativo na experiência do consumidor. Ao invés de navegar por diversas páginas para fazer uma compra, basta realizar um pedido por escrito ou voz, e o chatbot exibirá imediatamente as opções disponíveis.

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Celular com logomarcas da OpenAI e ChatGPT na tela e logomarca da OpenAI ao fundo
(magem: Fabio Principe/Shutterstock

Lucas Brossi, chefe de advanced analytics da Bain na América do Sul, enfatiza a transformação que essa abordagem trará para o comércio online.

Não vai substituir a forma como compramos online, porém vai dar para fazer todo o processo de compra numa conversa. Imagine, simplesmente falar: ‘preciso fazer um churrasco para 10 pessoas’ e ter uma sugestão de ingredientes. Já é possível fazer isso e fechar toda a compra em um bate-papo.

Lucas Brossi

Atualmente, os serviços de atendimento ao cliente por telefone ou chat seguem uma estrutura de árvore de decisão, onde o cliente é apresentado a algumas opções e precisa fazer escolhas limitadas por elas. Porém, ao combinar o ChatGPT com informações da empresa, como estoque, dados do cliente e pedidos anteriores, a solução se torna mais efetiva.

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A inteligência artificial generativa tem potencial para atuar em diversas áreas, indo além das vendas e a consultoria Bain destaca casos de uso variados. Por exemplo, o monitoramento de redes sociais para classificar menções positivas ou negativas a uma empresa, sugerindo respostas adequadas. Também oferece aconselhamento em vendas, resumindo conversas prévias e auxiliando vendedores a retomarem assuntos.

Além disso, possibilita a criação de peças de marketing escritas e gráficas, assim como o suporte ao cliente em diferentes áreas, podendo ainda sugerir vendas de produtos em comércio online e auxiliar na criação de rascunhos de textos jurídicos e resumo de documentos.

O futuro das interações entre empresas e consumidores está cada vez mais próximo, graças aos avanços da inteligência artificial generativa. A possibilidade de conversar de forma natural com chatbots pode trazer mais conveniência, agilidade e personalização nas compras e no atendimento ao cliente.

Os múltiplos usos do ChatGPT

Durante a apresentação da parceria entre a OpenAI e a consultoria Bain & Company, a versatilidade do ChatGPT e as diferentes aplicações que a inteligência artificial generativa pode ter no mundo corporativo foram apresentadas. Dentre os casos apresentados, destacam-se:

  1. Marcar exames de forma simplificada: Navegar por sites em busca de horários disponíveis para realizar exames médicos pode ser uma tarefa cansativa. Com o ChatGPT, basta informar as preferências, como o tipo de exame e os dias e horários de preferência. O sistema retornará com opções de horários aderentes ao pedido e solicitará o upload do pedido médico. Além disso, é possível interromper a conversa e obter informações sobre a preparação necessária para os exames.
  2. Criação de documentos jurídicos: Elaborar contratos jurídicos, como os de confidencialidade (NDA), torna-se mais simples com a ajuda do ChatGPT. Basta fornecer uma descrição em linguagem natural, como “criar um contrato NDA com prazo de embargo para determinado dia e hora”, e o sistema gerará o documento desejado.
  3. Facilitação de pedidos em bares e estabelecimentos: O ChatGPT também pode ser utilizado para agilizar o processo de compra em estabelecimentos, como bares. No exemplo apresentado, o proprietário do bar solicita 10 litros de chope e 2 garrafas de vodca. Durante a conversa, ele questiona quantas doses de vodca consegue servir por garrafa. O sistema fornece a resposta e apresenta diferentes cenários de lucro, auxiliando o estabelecimento na tomada de decisão.

A consultoria ainda revelou que possui 20 projetos empresariais em andamento, utilizando ferramentas da OpenAI. Embora a parceria com a OpenAI facilite o desenvolvimento de soluções corporativas, qualquer pessoa pode criar soluções utilizando o chatbot. No entanto, para casos mais complexos, é necessário adquirir acesso pago às ferramentas da OpenAI.

Com informações de Tilt.

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