A Microsoft aproveitou a conferência Build 2023 para anunciar uma novidade bem interessante no Windows 11: o sistema operacional ganhará compatibilidade com Bluetooth LE, o plugin de áudio que consome menos energia ao conectar dispositivos como fones de ouvido ou caixas de som a computadores sem uso de fios.

A novidade é fruto de uma parceria entre Microsoft, Intel e Samsung. O Bluetooth LE, anunciado em 2022, usa um novo codec de áudio que permite transmissão múltipla — ou seja, um único computador transmite o mesmo áudio para mais de um fone de ouvido Bluetooth, por exemplo.

publicidade

Leia mais:

Além disso, o novo padrão diminui consideravelmente o consumo de energia das conexões Bluetooth. Ou seja, ele também ajuda a economizar a bateria do notebook.

publicidade

Mais do Windows 11: transcrição em tempo real e privacidade

Outras novidades apresentadas pela Microsoft para o Windows 11 envolvem melhorias no recurso de legendas automáticas e em funcionalidades de segurança.

Em relação às legendas automáticas, o sistema operacional ganhará suporte a 10 novos idiomas, incluindo o português do Brasil. Além dele, o recurso que transcreve áudio em tempo real também entenderá chinês, dinamarquês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, espanhol e novos dialetos do inglês.

publicidade

Já do ponto de vista de privacidade, o Windows 11 ganhará um recurso que detecta a presença do usuário em frente à tela e, quando ele estiver ausente, bloqueia automaticamente o sistema operacional para evitar que outras pessoas vejam o que está sendo feito nele. O recurso pode ser configurado para apps específicos, para, por exemplo, evitar que alguém bisbilhote o que você está escrevendo em um documento do Word.

Por fim, um novo ícone de VPN será exibido por cima do ícone de conexão com a internet para indicar que o usuário está conectado a uma rede virtual privada. Essa novidade chegará logo: a partir da quarta-feira (24) a Microsoft soltará uma atualização com o recurso.

publicidade

Via Microsoft

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal