Já pensou se você não precisasse necessariamente usar as mãos para fazer alguns movimentos com seu carro e nem depender de direções autônomas? Bem, a BMW vai usar uma espécie de mescla disso no novo i5.

A montadora está preparando uma tecnologia que permite ao motorista controlar o carro apenas com seus olhos.

publicidade

Leia mais:

Qual é a tecnologia do BMW i5?

  • Com a nova tecnologia, o motorista poderá trocar de faixa apenas com o olhar;
  • O feito é possível graças a uma câmera interna, que monitora o nível de alerta do motorista;
  • Basta olhar para o retrovisor do lado que deseja ir e pronto. O movimento também pode ser feito com as setas.

A tecnologia, chamada de assistente ao condutor, está sendo aprimorada e também receberá novos sensores de alta precisão, software atualizado e mais.

publicidade

Outro sistema interessante, que será opcional, é o que permitirá ao condutor tirar as mãos do volante em determinadas condições de estrada e em velocidade de até 130 km/h.

Variantes

No lançamento, a BMW fornecerá duas variantes totalmente elétricas do i5 que apresentam a tecnologia eDrive de quinta geração da montadora. Os clientes podem escolher entre motor único RWD i5 eDrive40 ou modelo de desempenho M60 xDrive, posicionado como o auge de toda a gama da Série 5.

publicidade

A variante M60 apresenta especialmente alguns novos recursos externos que se juntam à Série 5, incluindo avental dianteiro preto com grandes entradas de ar, grade com ripas horizontais e o reconhecível logotipo M performance, saias laterais e capas dos retrovisores externos com acabamento em preto brilhante e Jantes de liga leve M de 19 polegadas.

A BMW também introduziu um M Sport Package disponível para adicionar a todas as versões da Série 5, que inclui grade iluminada em forma de rim emoldurada em preto brilhante, faróis M Shadowline e spoiler traseiro. Os clientes também podem adicionar pinças vermelhas aos freios, se assim o desejarem.

publicidade

Potência

O único motor na parte traseira do BMW i5 eDrive40 elétrico oferece potência máxima de 335 hp e torque máximo de 40,7 kgfm (43,8 kgfm quando a função Sport Boost ou Launch Control está ativada). Sua aceleração de 0 a 100 mph é lenta em 5,7 segundos e sua velocidade máxima foi limitada eletronicamente pela BMW a 193 km/h. Ele possui 412 km de autonomia.

Interior

Indo para dentro, a BMW introduziu novo display curvo totalmente digital que a montadora afirma agora que “representa o coração do redesenho interior”. Os modelos elétricos i5 virão de fábrica com nova barra de interação completa com iluminação ambiente no painel de instrumentos e nas áreas das portas, além de nova chave seletora de marchas no console central.

O novo display curvo sem moldura é composto por tela de informações de 12,3 polegadas atrás do volante e tela de controle de 14,9 poelgadas, fundidas em unidade de alta resolução alimentada pelo Sistema Operacional 8.5 de última geração da BMW – completo com novo display gráfico, tela inicial e acesso “QuickSelect”.

Jogos no BMW!

A BMW diz que o OS 8.5 oferece mais informações digitais e entretenimento para futuros motoristas, incluindo novos programas de streaming e, pela primeira vez em um Série 5, jogos no carro, graças à plataforma AirConsole.

Enquanto o EV está parado, o motorista e seus passageiros podem conectar seus smartphones usando um código QR na tela curva e usá-los como joysticks para começar a jogar instantaneamente.

A BMW diz que o AirConsole já tem cerca de 20 títulos de jogos, incluindo “Go Kart Go”, que dizem se parecer com “MarioKart”.

Parece “MarioKart”, mas não é: BMW i5 contará com jogos (Imagem: Divulgação/BMW)

Início da produção do BMW i5

A produção do novo i5, sedã de 8ª geração, deve começar no segundo semestre desse ano, na fábrica da montadora localizada em Dingolfing, Alemanha. Já seu lançamento oficial está marcado para outubro.

Preços

A BMW também já liberou os preços dos modelos eDrive40 e do M60 xDrive. Confira:

  • BMW i5 eDrive40: US$ 66,8 mil (R$ 331,3 mil);
  • BMW i5 M60 xDrive: US$ 84,1 mil (R$ 417,1 mil).

Com informações de Auto Papo e Electrek