Opera lança sua IA integrada ao ChatGPT no navegador

A Opera anunciou a Aria, sua inteligência artificial que tem acesso ao GPT da OpenAI e apresenta resultados da web em tempo real
Por William Schendes, editado por Bruno Capozzi 24/05/2023 17h07
Opera
(Imagem: Crédito editorial: Allmy / Shutterstock.com)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Opera lançou nesta quarta-feira (24) a Aria, seu recurso de inteligência artificial resultado de uma parceria com a OpenAI.

Resumo da ópera (com o perdão do trocadilho):

  • De acordo com a empresa, a Aria dá diferentes possibilidades ao usuário na busca de informações na web e geração de textos, códigos ou respostas para consultas sobre produtos;
  • Ao realizar pesquisas, a IA apresenta resultados em tempo real da web — algo que o ChatGPT também vem trabalhando nas versões mais recentes.
  • A IA foi criada a partir da infraestrutura “Composer” desenvolvida pela Opera, que é integrada com o modelo de linguagem usado pelo ChatGPT.

Leia mais:

Com Aria, os usuários do Opera têm uma maneira integrada de aproveitar o potencial da IA generativa hoje de forma gratuita. E isso é apenas o começo, com muitas outras capacidades ainda por vir

Stefan Stjernelund, Vice-Presidente de Produto do Opera para Android.
Opera
(Imagem: Divulgação/ Opera)

A Aria é mais um dos avanços do Opera em sua estratégia de integrar serviços de IA generativa de seus produtos. No início do ano, a empresa implementou um botão de acesso ao ChatGPT na barra lateral do navegador e lançou recursos que permitem resumir textos de sites.

Outra novidade foi o Opera One, uma versão do navegador desenvolvida para incluir mais recursos de IA generativa.

A novidade está disponível na versão mais recente do Opera One para navegadores desktop e no Android — através da versão beta do aplicativo no Google Play Store.

Opera lança VPN gratuita para iPhones e iPads

A Opera lançou uma ferramenta de VPN gratuita para seu navegador web em iPhones e iPads. O recurso já estava disponível para Mac, Windows, Linux e Android.

O anúncio da empresa acontece após o Google — que já oferecia seu serviço de VPN para Android e iOS — disponibilizar no final de 2022 a expansão de sua ferramenta de VPN para os sistemas operacionais Windows e macOS. A Apple também conta com seu recurso de criptografia de conexão na internet, o iCloud Private Relay. Porém, ele não funciona exatamente como uma VPN.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.