A fome é uma sensação poderosa com fundamentos biológicos importantes. Ela sinaliza ao corpo a busca por comida, o que é um comportamento crucial para evitar a fome extrema e garantir a sobrevivência. Quando estamos com fome, desejamos comida e, quando finalmente podemos comer, nosso corpo nos recompensa com sensações agradáveis ​​e um estado geral de felicidade.

• Uma rede de circuitos cerebrais e vias de sinalização orquestra o comportamento alimentar de humanos e animais, desencadeando as sensações associadas.
  • Um dos principais elementos nessa rede é o hormônio grelina.
  • Ele é liberado pelas células do estômago quando estamos com fome ou em jejum e estimula o comportamento alimentar.

O departamento de Rüdiger Klein, no Instituto Max Planck de Inteligência Biológica na Alemanha, estuda as redes cerebrais que subjazem ao comportamento alimentar em camundongos. Para isso, os pesquisadores realizaram uma análise minuciosa dos diferentes tipos de células em uma região cerebral conhecida como amígdala central.

Anteriormente, a amígdala havia sido estudada principalmente no contexto de sentimentos como medo e recompensa, enquanto se pensava que a regulação da alimentação ocorria em partes diferentes do cérebro, como o hipotálamo.

Christian Peters, pesquisador pós-doutorado do departamento

Nove grupos de células

Peters e seus colegas analisaram células individuais na amígdala central, estudando moléculas de RNA mensageiro — as cópias de trabalho das células de seus genes. A análise revelou que as células estão organizadas em nove grupos diferentes. Alguns desses grupos estimulam o apetite, enquanto outros o inibem, e eles ajustam sua produção de RNA mensageiro quando os camundongos estão se alimentando ou em jejum.

fome
Imagem: Shutterstock.com

Agora temos uma compreensão muito melhor da diversidade de tipos de células e dos processos fisiológicos que promovem a alimentação na amígdala central. Nossa pesquisa revela pela primeira vez que o ‘hormônio da fome’ grelina também atua em células da amígdala central.

Rüdiger Klein

Lá, ele ativa um pequeno conjunto de grupos de células, marcados coletivamente pela presença da proteína Htr2a, para aumentar a alimentação.

Grelina e suas funções

• Os cientistas descobriram que os neurônios Htr2a se tornam ativos após um jejum durante a noite ou quando estimulados pelo hormônio grelina.
  • As células também responderam quando os pesquisadores apresentaram comida aos camundongos.

Acreditamos que a grelina desempenha múltiplas funções. Quando os camundongos estão com fome, a grelina ativa as regiões cerebrais relacionadas ao apetite para predispor os animais a comer. Além disso, o hormônio aumenta a atividade em circuitos cerebrais, como a amígdala, que conferem recompensas, o que provavelmente serve como incentivo para comer mais alimentos.

Christian Peters
  • Dessa forma, a grelina aumenta a palatabilidade da comida de acordo com o quanto os camundongos estão saciados.
  • Depois de uma dieta de jejum, quando os animais estavam com muita fome, a atividade dos neurônios Htr2a não era necessária para iniciar a alimentação, presumivelmente porque a qualidade da comida é menos importante nessas condições.

Outros circuitos cerebrais, como o hipotálamo, que regulam o metabolismo do corpo, assumem o controle e sinalizam aos camundongos que é importante comer para sobreviver.

Christian Peters

Sentir fome ou saciedade tem um impacto profundo no bem-estar físico, mas também no emocional, como provavelmente todos sabem pelas sensações prazerosas associadas à comida saborosa.

As redes neurais que transmitem esses sentimentos estão claramente ligadas àquelas que controlam a alimentação, mas ainda não entendemos completamente como elas se influenciam mutuamente.

Rüdiger Klein

“Se descobrirmos essas conexões, entenderemos melhor os processos neurais envolvidos em comportamentos alimentares patológicos, como comer em excesso”, conclui Christian Peters. “Existem inúmeros fatores biológicos que contribuem para esse comportamento complexo, e precisamos analisar os processos fisiológicos para compreender esses fatores.”