O YouTube anunciou nesta quinta-feira (25) que vai acabar com o recurso de Stories. A plataforma controlada pelo Google vai priorizar outras áreas mais importantes, como o recurso Shorts. O foco estará nas postagens de vídeos tradicionais e vídeos ao vivo. O Stories será encerrado em 26 de junho.

Leia mais:

publicidade

Fim do Stories

Os Stories do YouTube são vídeos curtos, exclusivos para dispositivos móveis e que saem do ar depois de sete dias.

Segundo o YouTube, os criadores de conteúdo da plataforma serão alertados do fim do recurso por diversos canais, como postagens em fóruns, mensagens no próprio aplicativo e lembretes no YouTube Studio.

publicidade

Perda de força do Stories

  • O recurso dos Stories é copiado por diversos aplicativos de redes sociais, como o Instagram e o Facebook, da Meta.
  • Com a ascensão do TikTok, rede exclusiva para a publicação de vídeos curtos, esse formato perdeu a força no YouTube.
  • A popularização do formato também tirou a força dos conteúdos temporários, que expiram em sete dias, no YouTube, e em 24 horas em alguns aplicativos.
  • A plataforma não está sozinha em decretar o fim dos Stories.
  • A despopularização do recurso também impactou a Netflix, que havia lançado uma seção chamada “Extras” para dispositivos móveis, e continha trechos curtos de filmes e séries do streaming.
  • Já o LinkedIn abandonou essa opção ainda em 2021.
Até o YouTube Shorts se parece com o TikTok (Foto: Youtube/Reprodução)

Culpa do YouTube?

Antes da popularização do formato (e da recente despopularização), o YouTube pouco fez para atrair usuários para o Stories.

Lançado em 2018, o recurso só estava disponível para criadores de conteúdo com mais de 10 mil assinantes e o público nunca foi ampliado. A plataforma até incentivou esses profissionais a usarem o Stories como uma forma mais simples e rápida de se comunicar com os seguidores, mas, devido ao baixo acesso por parte do público, o recurso não teve a adesão planejada.

publicidade

Já os posts da aba Comunidade são mais amplos e estão disponíveis para criadores de conteúdo com mais de 500 assinantes, ampliando a gama de quem pode produzir.

YouTube TV
(Imagem: Funstock / Shutterstock.com)

Shorts

Sem sucesso, o YouTube mudou a estratégia do Stories para o Shorts. O recurso também inclui vídeos curtos e destinados aos dispositivos móveis, mas sem data de validade e exclusivamente no formato vertical, como os Reels do Instagram e os TikToks.

publicidade

Obviamente, o modelo teve mais sucesso.

Em entrevista ao portal TechCrunch, um porta-voz do YouTube destacou as mudanças:

Conforme a adoção do Shorts cresceu no YouTube, vimos que os criadores se beneficiaram desse novo formato. As histórias estão desaparecendo para que possamos priorizar as principais áreas que os criadores precisam para ter sucesso. Continuaremos investindo para ajudar os criadores a crescer e se conectar com seu público em todos os formatos.

Porta-voz do YouTube, em entrevista

Stories serão automaticamente excluídos?

Não! A partir do dia 26 de junho, não será mais possível criar Stories.

Segundo o YouTube, os conteúdos publicados antes da data permanecerão no ar por 7 dias após o compartilhamento.

Com informações de TechCrunch

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!