G7 vai se reunir para discutir regulamentação da IA

Representantes já haviam se reunido para reconhecer a necessidade de regulamentação, que foi batizada de "Hiroshima AI Process"
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Ana Luiza Figueiredo 26/05/2023 15h44, atualizada em 26/05/2023 16h21
Candidato esperando entrevista de emprego sentados ao lado de um robô com IA (inteligência artificial)
(Imagem: Stokkete/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Representantes do G7 se reuniram na sexta-feira passada (19) e concordaram em discutir regras para o uso da Inteligência Artificial (IA). Os líderes do grupo estarão juntos novamente na próxima semana para debater os problemas apresentados pelas tecnologias, como o ChatGPT.

Leia mais:

Hiroshima AI process

No último encontro, os representantes da Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido concordaram em montar um fórum intergovernamental chamado “Hiroshima AI process” para discutir as novas tecnologias. Entre os assuntos, estão a implementação de regras para nortear o uso e o rápido avanço da IA.

O G7 fará uma nova reunião na próxima terça-feira (30). Segundo o ministro das comunicações do Japão, Takeaki Matsumoto, os países discutirão questões relacionadas à proteção da propriedade intelectual, desinformação e como regulamentar a tecnologia.

Ainda, de acordo com o país, que preside o G7 deste ano, “liderará a discussão sobre o uso responsivo da tecnologia generativa de IA”.

inteligência artificial
A influência da IA nas próximas eleições presidenciais, em 2024 são uma preocupação (Imagem: Gmx Pixel/Shutterstock)

Contexto

  • Na reunião da semana passada, os líderes dos sete países acordaram em emitir os resultados das discussões até o final deste ano.
  • A União Europeia é uma das primeiras a decretar leis que regulem a IA, e tem inspirado outros países a fazer o mesmo.
  • O início do debate em primeiro lugar se dá pelo avanço das ferramentas de IA generativa, alavancadas principalmente pelo rápido sucesso do ChatGPT.
  • Big techs como Microsoft, Google e Amazon são algumas das que entraram nessa corrida da IA, e com isso surgiram debates sobre a ética e o limite dessas ferramentas.
  • Em um evento no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, na quinta-feira (18), Sam Altman, CEO da OpenAI, controladora do ChatGPT, defendeu a necessidade de regulamentação da IA.

Com informações de Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.