O governo da Itália comunicou que o Ministério da Indústria sofreu um “ataque cibernético pesado” na manhã desta sexta-feira (26), deixando o portal e seus aplicativos fora do ar. Segundo o órgão, os técnicos já estão trabalhando para “mitigar as consequências”. 

O governo acrescentou que as verificações iniciais não mostraram evidências de roubo de dados. O ministério também pontuou que já está em contato com a Agência Nacional de Segurança Cibernética (ACN) para reduzir a inconveniência aos cidadãos e empresas que dependem do sistema. 

Não há prazo para as atividades voltarem ao normal. 

Leia mais! 

publicidade

Agência italiana já vem alertando sobre ataques na Europa 

Em fevereiro, a ACN fez um alerta às organizações de vários países europeus informando que milhares de servidores de computador em todo o mundo foram alvo de um ataque hacker de ransomware.   

Na época, o ataque visou explorar uma vulnerabilidade de software, alcançando grande escala, comprometendo servidores de vários países europeus, como França e Finlândia, embora Estados Unidos e Canadá também tenham sido atingidos. 

Recentemente, instituições financeiras de Portugal também enfrentaram invasões, essas vindas do Brasil. Pesquisadores identificaram que a “Operação Magalenha” atacou mais de 30 instituições financeiras com um malware de roubo de dados. 

Segundo os pesquisadores Aleksandar Milenloski e Tom Hegel, usando o malware, os hackers conseguem “roubar credenciais, exfiltrar dados ou informações pessoais de usuários e obter controle total sobre as máquinas infectadas”.  

A origem da campanha foi identificada via análise de arquivos e diretórios que usavam o idioma português do Brasil. 

Com informações da Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!