Starship, maior foguete do mundo, pode ser relançado em breve

Starship explodiu durante seu primeiro lançamento, em março, o maior foguete do mundo não cumpriu o objetivo, mas pode ter uma nova chance
Lucas Soares29/05/2023 15h15, atualizada em 30/05/2023 11h07
explosao-foguete-starship-spacex
Explosão de um foguete Starship. Algo parecido aconteceu em abril durante o lançamento do que seria o primeiro teste de voo orbital do foguete, e o episódio pode atrasar os planos de NASA de pousar astronautas na Lua novamente. Crédito: SpaceX
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Starship, maior foguete do mundo, explodiu no ar após uma tentativa de lançamento no último dia 20 de março. Agora, Elon Musk anunciou que o gigante está perto de voltar ao ar. 

O dono da SpaceX declarou no Twitter que a plataforma de lançamento na Starbase, no Texas, já está perto de ter todos seus pontos corrigidos para o lançamento e que espera realizar uma nova tentativa dentro de dois meses.

As principais atualizações da plataforma de lançamento devem ser concluídas em cerca de um mês, depois outro mês de teste de foguetes na plataforma e, em seguida, o voo 2 da Starship

Elon Musk no Twitter

Starship é a maior promessa da exploração espacial

Após longos meses de expectativa, a SpaceX lançou seu megafoguete totalmente reutilizável chamado Starship no dia 20 de março. Infelizmente nem tudo saiu conforme o esperado.

Crédito: SpaceX

Com 120 metros de altura, o maior veículo espacial já construído na história da humanidade – e o mais poderoso de todos os tempos decolou a partir da Starbase, a base de lançamento da empresa em Boca Chica, no Texas.

Leia mais:

No entanto, pouco antes da separação dos estágios, a 35 km de altitude, houve uma falha, forçando o procedimento de autodestruição do foguete, que explodiu no ar a 29 km de distância do solo.

Projetada especialmente para levar pessoas e cargas à Lua e a Marte, a Starship também deve ser usada em uma série de outras tarefas, como lançar a maioria dos satélites de internet Starlink 2.0 de próxima geração da SpaceX à órbita da Terra.

A Starship não saía do chão há quase dois anos. Em maio de 2021, um protótipo de estágio superior de três motores chamado SN15 subiu cerca de 10 km nos céus acima da Starbase antes de voltar à Terra em um pouso vertical.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.