Mil astronautas de Lego flutuam no espaço em missão inédita

Os astronautas de Lego foram lançados no dia 20 como parte de uma campanha para incentivar futuras gerações
Por Mateus Dias, editado por Lucas Soares 29/05/2023 09h28, atualizada em 30/05/2023 11h03
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

No último dia 20, 1000 astronautas decolaram da Eslovênia em um voo onde foi possível ver a curva da Terra. Mas não eram quaisquer “pessoas” que estavam a bordo da missão, na verdade, eram astronautas de Lego divididos em três pequenas espaçonaves acopladas a balões estratosféricos. 

A decolagem aconteceu a partir de um pequeno aeroporto e o lançamento foi feito a bordo de uma espaçonave, semelhante a um ônibus espacial sem teto. O veículo foi impresso em 3D usando como base um material composto de carbono resistente e leve.

Os balões levando os astronautas de Lego chegaram a uma altitude de 34 quilômetros, na estratosfera, quando estouraram. O retorno das figuras atingiu cerca de 300 quilômetros por hora, mas os paraquedas garantiram um pouso seguro em uma plataforma especialmente projetada.

Leia mais:

Desenvolvimento da missão

A missão espacial foi idealizada por arquitetos e engenheiros espaciais da Eslovênia e da República Tcheca que possuem como objetivo inspirar as futuras gerações a aprenderem mais sobre o espaço.

De acordo com Dominik Matusinsky, relações públicas da Kreativ Gang e produtor da campanha para Lego, em resposta a Space.com, um dos principais desafio da equipe era garantir que durante o retorno em altíssimas velocidades nenhum dos astronautas se soltasse da plataforma.

Fazer com que as figuras [de Lego] permaneçam no ônibus espacial após o estouro do balão foi um grande desafio. Queríamos que [as figuras] fossem expostas diretamente ao espaço, não armazenadas dentro de nada. Mas durante a fase de queda livre [antes da abertura do paraquedas], elas alcançaram velocidades de até 300 km/h [186 mph], então isso foi um desafio.

Dominik Matusinsky

A plataforma precisou ser projetada de forma que o seu peso mais os dos astronautas de Lego não ultrapassassem 2,7 quilos, o ideal para os balões decolarem confortavelmente. Para isso foram utilizados fibra de carbono, aço inoxidável impresso em 3D e plástico.

O voo espacial foi filmado por duas câmeras: uma monitorando a tripulação e outra toda espaçonave. Os astronautas de Lego agora serão sorteados entre as pessoas que adquirirem um brinquedo Lego na República Tcheca ou na Eslováquia e registrarem a compra.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Redator(a)

Mateus Dias é estudante de jornalismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é redator de Ciência e Espaço do Olhar Digital

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.