Os 10 melhores jogos no Nintendo Switch, segundo a crítica

Já sabe o que há de melhor no catálogo de jogos do Nintendo Switch? Confira os 10 jogos mais aclamados pela crítica nessa plataforma.
Por Kelvin Leão Nunes da Costa, editado por Bruno Ignacio de Lima 31/05/2023 22h40
Link em queda livre no novo Zelda
(Imagem: Reprodução/Nintendo)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Nintendo Switch é um videogame híbrido no qual é possível jogar na TV da sua sala ou onde você quiser. Apesar da biblioteca não ser tão variada quanto a de outros consoles no mercado, o Switch possui títulos exclusivos que causam inveja na concorrência, além de muitos outros jogos dignos de elogios. Abaixo, confira os 10 jogos para esse console, segundo a crítica.

10. Super Smash Bros Ultimate (93/100 no Metacritic)

Mario, Donkey Kong, Inkling e Link duelam em “Super Smash Bros Ultimate” (2018) / Crédito: Bandai Namco Entertainment, Nintendo (divulgação)

Super Smash Bros Ultimate é um jogo de luta que reúne personagens famosos da Nintendo e de outras franquias em combates intensos. Os jogadores utilizam ataques variados para enfraquecer seus oponentes e jogá-los para fora das arenas

Este jogo oferece suporte para até oito jogadores, o que o torna perfeito para desfrutar com um grupo de amigos.

9. Divinity: Original Sin II – Definitive Edition (93/100 no Metacritic)

Imagem do jogo “Divinity: Original Sin II” (2017) / Crédito: Larian Studios, Bandai Namco Entertainment (divulgação)

RPG  de mundo aberto que oferece uma vasta gama de opções e liberdade para os jogadores explorarem, interagirem com personagens e completarem missões. 

O jogo permite a criação e controle de seu próprio grupo de heróis. A jogabilidade é baseada em turnos, com combates estratégicos em que é possível utilizar uma variedade de magias, habilidades e táticas para vencer os inimigos.

Leia também:

8. Hades (93/100 no Metacritic)

O protagonista Zagreus em Imagem do jogo “Hades” (2018) / Crédito: Supergiant Games (divulgação)

Jogo roguelike com uma perspectiva isométrica que oferece ação desafiadora. A trama do jogo se baseia na mitologia grega e o plot central está na escapa do submundo de Zagreus, o filho de Hades. Sua meta é alcançar sua mãe Perséfone no mundo mortal.

Cada tentativa de fuga é única, com mapas gerados aleatoriamente e combates estratégicos. 

7. Ori and the Will of the Wisps (93/100 no Metacritic)

O espirito guardião Ori em imagem do jogo “Ori and the Will of the Wisps” (2020) / Crédito: Moon Studios (divulgação)

Jogo de plataforma no estilo Metroidvania, que enfatiza a exploração de áreas e a possibilidade de retroceder em locais anteriormente inacessíveis, como também, a aquisição de novas habilidades e aprimoramentos que permitem desbloquear áreas do mapa que anteriormente não podiam ser alcançadas.

Sequência de “Ori and the Blind Forest”, o protagonista é um espírito guardião de cor branca chamado Ori. Na pele dele, os jogadores devem superar várias plataformas para resolver quebra-cabeças e desvendar segredos.

6. Persona 5 Royal (94/100 no Metacritic)

Imagem do jogo “Persona 5” (2016) / Crédito: P-Studio, Atlus (divulgação)

RPG baseado em turnos, sua  jogabilidade consiste na exploração de masmorras e combates, ao mesmo tempo em que gerencia o cotidiano do protagonista e sua interação com outros personagens para desenvolver relacionamentos.

Na história, os justiceiros Phantom Thieves exploram o Metaverse, um mundo distorcido formado pelos desejos subconscientes das pessoas. Lá, eles enfrentam Shadows e tentam mudar as intenções maléficas do coração dos corruptos.

5. Tetris Effect: Connected (94/100 no Metacritic)

Imagem do jogo “Tetris Effect: Connected” (2021) / Crédito: Monstars,
Resonair, Enhance Games (divulgação)

“Tetris Effect: Connected” possui a mecânica clássica da franquia: quebra-cabeça onde a missão é encaixar peças de diferentes formatos para criar linhas completas e marcar pontos. 

Uma grande vantagem do porte desse jogo para o Switch é pela versatilidade híbrida do console. Jogar em qualquer lugar e a qualquer momento é um fator diferencial. Casa perfeitamente com a vibe ágil e acessível do jogo.

4. The House in Fata Morgana – Dreams of the Revenants Edition (96/100 no Metacritic)

Imagem do jogo “The House in Fata Morgana: Dream of the Revenants Edition” (2021) / Crédito: Novectacle (divulgação)

Esse jogo é uma visual novel envolvente e atmosférica. A narrativa é um suspense dramático complexo e magnético , onde a história nos transporta por várias épocas e personagens, explorando temas como amor, redenção e tragédia.

A jogabilidade é focada na leitura e na escolha de diálogos e ações dos personagens. Os jogadores acompanham a história através de textos detalhados, acompanhados de ilustrações e efeitos sonoros.

3 . The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom (96/100 no Metacritic)

Link planando no paraglider em imagem do jogo “The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom” (2023) / Crédito: Nintendo (divulgação)

Continuação de “Breath of the Wild”, preserva a mesma dinâmica de ação e aventura em um vasto mundo aberto. Além de explorar Hyrule, há o acréscimo de novas áreas, como as ilhas flutuantes no céu e as profundezas desse reino.

Outras adições são os dispositivos Zonai, que concedem recursos tecnológicos para combate e exploração, e cinco novos poderes que substituem as antigas runas. 

2. The Legend of Zelda: Breath of the Wild (97/100 no Metacritic)

Link lutando contra um membro do clã Yiga em imagem do jogo “The Legend of Zelda: Breath of the Wild” (2017) / Crédito: Nintendo (divulgação)

Jogo de ação e aventura com um vasto mundo aberto e exploratório, que oferece uma experiência imersiva. A trama consiste na jornada do lendário herói Link para derrotar a Calamidade Ganon. 

A jogabilidade oferece liberdade de exploração e combate estratégico. Os jogadores encontram Shrines misteriosas, repletas de quebra-cabeças desafiadores. Ao completar as Shrines, os jogadores obtêm Runas, habilidades especiais que ajudam a superar obstáculos e desvendar segredos.

1. Super Mario Odyssey (97/100 no Metacritic)

Imagem do jogo “Super Mario Odyssey” (2017) / Crédito: Nintendo (divulgação)

Jogo de plataforma em 3D que segue a odisseia de Mario por vários reinos em mais uma missão para resgatar a Princesa Peach das garras do malvado Bowser. 

Com controles e mecânicas precisas, o jogo oferece uma aventura extremamente divertida. É possível explorar um mundo aberto repleto de segredos, coletar Power Moons para avançar na história e até mesmo assumir o controle de diferentes objetos e personagens com o seu chapéu mágico, Cappy. 


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Kelvin Leão Nunes da Costa
Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista formado pela Anhembi Morumbi, ama futebol e cinema. Cursou engenharia antes de descobrir sua paixão pelo jornalismo. Atualmente é analista de conteúdo e colaborador no Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.