TBT é uma das muitas abreviações que existem na internet, que naturalmente migrou de outras redes sociais para o WhatsApp. No mensageiro, geralmente, ela aparece nas legendas das fotos publicadas nos Status.

Se você já viu algum amigo colocar TBT em uma foto do Status, agora vai entender o que ele quis dizer com isso.

Leia também:

TBT: significado

TBT é a abreviação para a expressão em inglês “Throwback Thursday”, que significa algo como “retorno de quinta-feira”. Normalmente, essa abreviação vai acompanhada do símbolo da hashtag (#) – assim “#TBT”.

publicidade
Throwback Thursday
Imagem: Brasil Creativo / Shutterstock

Quando uma pessoa usa essa expressão, ela quer sinalizar para os outros que aquela imagem foi tirada em algum dia anterior. Por exemplo, pode ser o registro de uma viagem, um momento especial das férias, uma apresentação dos filhos na escola, um show inesquecível… deu para entender, né?

Antigamente, essa expressão era usada apenas nas quintas-feiras. Mas, o TBT se popularizou tanto que passou a ser usado em qualquer dia da semana com o sentido mais amplo de que é uma lembrança antiga.

Outras abreviações

Além de TBT no WhatsApp, existem diversas outras abreviações e gírias usadas no mensageiro. Veja a seguir o significado das principais.

RT

Significado de gírias no WhatsApp
Imagem: Alex Photo Stock / Shutterstock

Outra abreviação que veio emprestada de outras redes sociais para o WhatsApp é o RT. Essas duas letrinhas substituem a expressão ReTuíte. Ou seja, tuitar novamente, o que no Twitter significa comentar algo que foi postado anteriormente por outra pessoa.

No WhatsApp, RT tem um sentido similar. Quando você quiser concordar com uma mensagem enviada por outra pessoa em um grupo, você pode escrever apenas RT.

NSFW

Por fim, existe a abreviação de “Not Safe for Work” (NSFW), que em português significa “não é seguro para o trabalho”. Essa expressão é usada para indicar que o conteúdo compartilhado não é apropriado para ser visualizado em um ambiente de trabalho ou em locais públicos.

Isto é, você deve abrir o conteúdo em um lugar com mais privacidade. Geralmente, usa-se essa abreviação antes de postar um conteúdo adulto, violento ou de natureza sensível.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!