Autônomo, elétrico e futurista: esse caminhão parece ter saído de 2050; veja!

Adoção de veículos autônomos pode mudar o jogo no setor de transporte de cargas, diz empresa responsável pelo projeto
Por Gabriel Sérvio, editado por Bruno Capozzi 01/06/2023 09h14, atualizada em 01/06/2023 20h38
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Einride, que opera exclusivamente com veículos elétricos, aposta as suas fichas na logística com emissão zero. Nesta quarta-feira (31), a empresa sueca firmou um acordo com o Ministério de Energia e Infraestrutura dos Emirados Árabes Unidos para implantar uma frota com dois mil veículos de carga, incluindo modelos autônomos.

O plano é cobrir mais de 550 km de rodovias com EVs e carregadores, diz o comunicado oficial da empresa, bem como mudar o cenário de transporte de cargas na região e servir de exemplo para a adoção de programas parecidos em outros países.

Leia mais:

A oferta inclui 200 caminhões autônomos e mais de 500 pontos de recarga. Um porta-voz da Einride disse ao Electrek que a ideia é ter pelo menos 50 carregadores em cada uma das suas oito novas estações na via.

Imagem: Divulgação/Einride

Essa colaboração atinge o cerne do que a Einride oferece — a transformação para um transporte eficaz e sustentável totalmente elétrico. Ao fazer essa parceria, poderemos mostrar como regiões inteiras podem fazer a troca de maneira inteligente e econômica

Robert Falck, fundador e CEO da Einride

A Einride planeja ainda ajudar os Emirados Árabes a simplificar o gerenciamento de frete rodoviário e otimizar as operações da indústria na região — enquanto reduz significativamente as emissões, acrescenta o executivo. 

Para o Subsecretário dos Emirados Árabes de assuntos de energia e petróleo, Sharif Alolama, o acordo “representa um marco significativo” em direção ao transporte sustentável e inteligente. 

“Por meio dessa colaboração com a Einride, pretendemos alavancar os mais recentes avanços tecnológicos para reduzir as emissões e aumentar a eficiência das operações de frete em toda a região”, disse Sharif.

O prazo estimado para implantação do projeto é de até cinco anos. Confira um dos caminhões autônomos da Einride em ação no vídeo abaixo.

Quem é a Einride?

  • A companhia foi fundada há apenas sete ano e expandiu suas operações da Suécia para os EUA, onde eventualmente conseguiu certificação para operar veículos autônomos.
  • Na Alemanha, também oferece frete com EVs e vem ganhando clientes e aumentando a sua rede própria de carregamento.

Com informações do Electrek

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.