A tecnologia dos faróis automotivos continua avançando em ritmo acelerado. Um dos conceitos mais recentes foi revelado pela Mobis, a subsidiária de tecnologia da Hyundai.

A empresa sul-coreana testa desde o ano passado um conceito de farol inteligente capaz de “desenhar” informações e alertas na pista.

Leia mais:

Como é o farol da Hyundai?

  • Chamado “HD Lighting System”, o farol combina um conjunto de espelhos com nada menos que 25 mil micro LEDs (250 vezes mais que faróis de LED comuns).
  • Cada um deles tem 0,04 mm de espessura, ou seja, são mais finos que um fio de cabelo humano.
  • O sistema usa como aliado à navegação por GPS do carro, permitindo identificar sinais de trânsito e problema na via em tempo real.
  • Como no exemplo abaixo, os faróis exibem símbolos de 1,5 m a 15 m de distância no campo de visão do condutor.
  • O limite de velocidade também é monitorado pelo sistema da Hyundai.
Conceito de farol da Hyundai projeta símbolos e alertas de trânsito no asfalto.
A projeção de símbolos no asfalto mantém o motorista em alerta para lentidão, pista escorregadia, obras ou acidentes. Imagem: Divulgação/Hyundai

Outro recurso interessante é a capacidade de usar o conjunto de LEDs para projetar faixas de pedestres, algo que ajudará as pessoas a atravessar as ruas com mais segurança, destacou a empresa.

publicidade
Conceito de farol da Hyundai projeta símbolos e alertas de trânsito no asfalto.
Imagem: Divulgação/Hyundai

Por enquanto isso é tudo que foi revelado. Ainda não há previsão de quando a novidade chegará aos carros de passeio da Hyundai. Confira mais sobre como o sistema funciona no vídeo abaixo.

Ford também testa tecnologia parecida

No ano passado, a Ford também apresentou algo bastante similar: faróis capazes de monitorar e projetar informações do trânsito na rodovia. A empresa também não revelou quando introduzirá os novos faróis em carros de produção.

Falamos mais sobre o sistema da montadora norte-americana aqui.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!