O Procon de Florianópolis (SC) notificou a Netflix, nesta semana, após os assinantes reclamarem sobre a plataforma de streaming cobrar pelo compartilhamento de senhas. Na notificação, o órgão deu cinco dias para que a empresa explique a cobrança de R$ 12,90 além da assinatura.

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O recurso mais indesejado da Netflix passou a valer no Brasil a partir do final de maio. A medida – também adotada nos EUA – prevê que uma assinatura pode ser compartilhada apenas entre pessoas que moram na mesma residência.

Procon x Netflix

Netflix em telão, TV, tablet, celular e notebook com pôsteres de suas produções ao fundo
(Imagem: Divulgação/Netflix)

O órgão de defesa do consumidor de Florianópolis aderiu a um movimento nacional, em que Procons pelo país também encaminharam um ofício exigindo uma justificativa, em até cinco dias, da empresa de streaming.

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A solicitação inclui a estimativa de prazo até a expansão da cobrança por ponto extra no Brasil, termos e condições para a cobrança adicional, quais aparelhos possuirão a restrição, entre outras questões.

O Procon de Florianópolis ainda citou no documento que o material publicitário da empresa pode confundir os usuários. Isso porque a Netflix afirmou que o serviço pode ser acessado de qualquer local, mas agora pretende cobrar taxas adicionais de assinantes que compartilham acessos em diferentes pontos.

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Não podemos permitir que os usuários sejam lesados e cobrados por algo que durante a aquisição [da assinatura] do streaming estava incluso no contrato e pago na mensalidade.

Alexandre Faria Luz, diretor do Procon de Florianópolis

Outras notificações

Logo da Fundação Procon-SP na tela de um celular
(Imagem: rafapress/Shutterstock)

No final de maio, o Procon/SP também notificou a Netflix pela cobrança de compartilhamento de senhas. No comunicado, o órgão indicou que a notificação foi motivada após diversas reclamações de clientes e quer entender as seguintes informações:

  • O que a Netflix está, efetivamente, anunciando a seus assinantes;
  • Se haverá adoção de novo critério de cobrança e como será realizado o novo sistema de acesso à plataforma;
  • Demais informações relacionadas, para afastar (ou validar) eventuais infrações ao CDC (Código de Defesa do Consumidor).

Com informações de NSC Total

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