O CEO da Ford, Jim Farley, respondeu uma questão popular em interessados por veículos elétricos em uma conferência com investidores realizada ontem: quando elétricos e modelos de carros a combustão terão preços mais próximos?

Segundo a Reuters, Farley afirmou que o preço dos novos veículos elétricos pode não cair para o nível dos carros a combustão interna até depois de 2030, quando o processo de produção será mais simples, exigindo menos peças e materiais mais baratos.

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O CEO da Ford acrescentou que, para as montadoras tradicionais que estão fazendo a transição para veículos elétricos, os modelos movidos a bateria continuarão sendo mais caros do que seus equivalentes a combustão interna. Isto até que as segunda e terceira gerações sejam lançadas nas linhas de produção no final desta década.

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  • Após 2030, os custos se tornarão mais baixos graças à “diminuição dramática do conteúdo de mão-de-obra”, disse o executivo
  • Em outras palavras, as futuras gerações de veículos elétricos serão mais simples de serem construídas, pois terão menos peças e serão equipadas com baterias menores que utilizam materiais mais baratos.
  • A Ford já começou a implementar medidas de redução de custos que não devem afetar o usuário final. Isto inclui:
    • Redução do número total de combinações de chicotes elétricos para o SUV Explorer;
    • Diminuição do número de configurações para a picape F-150;
    • Alteração de alguns aspectos do processo de fabricação.

Jim Farley acredita que mais dinheiro pode ser economizado vendendo veículos elétricos online e oferecendo serviços adicionais baseados em software. A Blue Oval já possui 200 mil clientes que pagam pelo sistema de assistência ao motorista Blue Cruise e 400 mil clientes para seus serviços comerciais Ford Pro, que incluem gerenciamento de frotas, carregamento de veículos elétricos, roteamento dinâmico e muito mais.

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Imagem: Andrew Harker / Shutterstock.com

Além disso, o CEO previu uma “aceleração da cooperação” na indústria, citando o recente acordo da Ford com a Tesla em relação ao uso da rede de supercarregadores para seus futuros veículos elétricos.

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Farley afirmou que “a cooperação é essencial”, especialmente para empresas que não possuem recursos suficientes para construir um ecossistema completo para seus veículos elétricos. Nesse sentido, vale ressaltar que, embora muitas montadoras usem fornecedores semelhantes para diferentes peças, poucas colaboram quando se trata de carregamento de veículos elétricos.

O acordo da Ford com a Tesla é um dos poucos exemplos até o momento, enquanto o uso do conector NACS da Tesla no veículo elétrico movido a energia solar da Aptera é outro exemplo, embora o veículo de três rodas ainda precise ser entregue aos proprietários com reserva.

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