Crédito: Tatjana Baibakova/Shutterstock
Se você não gosta de um sabor específico, a culpa pode não ser sua, mas sim dos seus genes. Um estudo publicado na PubMed procurou entender qual o papel do gene que controla a ingestão de certos tipos de alimentos, o receptor de melanocortina 4 ou MC4R, e como isso afeta nossa percepção.
Leia mais:
Para o experimento, a equipe forneceu aos participantes três pratos iguais em tudo: aparência, cheiro e sabor. A única diferença era o teor de gordura, já que alguns tinham 20% (baixo), outros 40% (médio) ou 60% (alto).
Os pesquisadores constataram que quem tinha uma mutação no gene MC4R comeu quase o dobro do prato com alto teor de gordura do que os outros participantes.
Os pesquisadores perceberam que isso acontece porque as pessoas com a mutação do gene têm cérebros menos sensíveis em relação à gordura de seus próprios corpos. Complexo, né? Então vamos reformular: eles acham que têm menos gordura do que realmente têm, então comem mais.
Porém, o gene não tem impacto somente na quantidade que a pessoa come, mas também no que ela come.
No segundo teste, as mesmas pessoas do primeiro experimento receberam as sobremesas, que tinham como única diferença a quantidade de açúcar: 8% (baixo), 26% (médio) e 54% (alto).
Os mesmos indivíduos com a mutação que comeram mais dos alimentos gordurosos, comeram menos a sobremesa com alto teor calórico. Ou seja, a mutação do gene não difere somente na percepção do gosto da gordura.
Com informações de PubMed e ACS Publications
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 2 de junho de 2023 15:43