Junto de um novo chip para abandonar a Intel nos Macs, a Apple anunciou a nova versão do sistema operacional que roda em seus computadores: o macOS Sonoma. O software promete entregar widgets para o desktop e melhorar as experiência de quem quer jogar e prefere não comprar um computador com Windows – onde todos os jogos estão.

Leia mais:

publicidade

O que você precisa saber:

  • O macOS Sonoma traz widgets para a tela inicial, exatamente como fazia o Windows Vista no passado
  • O usuário poderá arrastar os widgets da área de notificações ou importar os que utiliza no iPhone, bastando estar na mesma Apple ID e rede Wi-Fi
  • Um modo de jogo deve melhorar a experiência para quem joga com fones de ouvido e controle sem fios, como os AirPods e DualSense ou do Xbox Series
  • iPadOS 17 também apareceu e ele terá mais widgets, IA para preencher documentos em PDF e mais customização da tela inicial

Com código de macOS 14, o Sonoma traz um recurso bem conhecido de quem utilizou versões recentes do Windows, especialmente o Windows Vista: widgets. A ideia é a mesma ao permitir que o usuário espalhe partes de aplicativos pela tela inicial do sistema operacional.

Atualmente o macOS já permite a inserção de informações em interface parecida com o iOS, mas os widgets ficam escondidos na área de notificações. Com o Sonoma, o usuário poderá arrastar o conteúdo de lá e deixar o software sempre visível na tela inicial, junto do Dock, atalhos e ícones já presentes na mesa.

publicidade
macOS Sonoma (Imagem: divulgação/Apple)
macOS Sonoma (Imagem: divulgação/Apple)

Protetores de tela do Apple TV chega ao macOS

Os exemplos apresentados pela Apple envolvem relógio com horário de outros fusos em países diferentes, lista de tarefas, fotos importantes e a previsão do tempo para o local, ou outro endereço. É possível até utilizar a Apple ID para importar widgets do iPhone para o Mac.

Além disso, os protetores de tela do Apple TV, com imagens aéreas capturadas por drones, agora podem ser inseridos no Mac, existe um modo de jogo que reduz a latência entre controles e fones sem fio, além de aumentar a dedicação da CPU e GPU para o game. O usuário também pode colocar webapps dentro do Dock (como é possível agora no iPhone).

publicidade

No macOS Sonoma existe a possibilidade de manter o rosto de quem fala em evidência, mesmo quando há uma apresentação de documentos em qualquer app tipo Zoom, Meet ou Teams.

macOS Sonoma (Imagem: divulgação/Apple)
macOS Sonoma (Imagem: divulgação/Apple)

iPadOS também dá as caras

Além do macOS, o iPadOS 17 apareceu no palco e teve algumas de suas novidades apresentadas, como corretor ortográfico mais inteligente, mais interação em widgets que foram lançados recentemente, além da chegada dos apps Saúde e um aplicativo feito para anotar o dia, como se fosse um diário pessoal.

publicidade
iPadOS 17 (Imagem: divulgação/Apple)
iPadOS 17 (Imagem: divulgação/Apple)

Melhorias para o Mensagens no iPhone também estão aqui, como transcrição de voz para texto. A tela de bloqueio recebe as mesmas customizações do iOS, incluindo widgets interativos como um timer, lembrete para pegar o avião e previsão do tempo.

Já o app Notas utilizará inteligência artificial para entender rapidamente onde estão os campos para preencher um documento PDF recebido, auxiliando neste trabalho de inserir dados do usuário – incluindo sua assinatura.

Tanto o macOS Sonoma, quanto o iPadOS 17 já estão disponíveis para download em fase de testes iniciais para quem é um desenvolvedor. O sistema operacional móvel do iPad deve ser lançado para todos em meados de setembro, mas o software do Mac já atrasou no passado, então espere ele chegar em algum momento de outubro ou novembro.

O iPadOS 17 será lançado para:

  • iPad de 6ª geração, ou superior
  • iPad Mini de 5ª geração, ou superior
  • iPad Air de 3ª geração, ou superior
  • iPad Pro de 12,9 polegadas a partir da 2ª geração
  • iPad Pro de 10,5 e 11 polegadas (todas as gerações)

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!