Sam Altman, CEO da OpenAI, abriu o jogo sobre o futuro do modelo de linguagem em que se baseia o famoso chatbot da startup apoiada pela Microsoft, o ChatGPT. No momento, o ChatGPT se baseia na arquitetura GPT-3,5 e GPT-4, disponível apenas para usuários do ChatGPT Plus. Mas com a evolução constante desses modelos de IA, existe alguma previsão para a chegada do GPT-5?

Leia mais:

A resposta é: não tão cedo. Menos de dois meses depois de a OpenAI prometer que não trabalharia no sucessor do GPT-4 “por algum tempo”, o CEO da companhia, Sam Altman, garantiu que o GPT-5 está longe de ser realidade.

Temos muito trabalho a fazer antes de começarmos esse modelo. Estamos trabalhando nas novas ideias que achamos que precisamos, mas certamente não estamos perto de começar.

Altman, CEO da OpenAI, em conferência do Economic Times
  • No final de março, mais de 1.100 signatários, incluindo Elon Musk e Steve Wozniak, assinaram uma carta aberta.
  • A carta pedia a “todas as empresas de IA que interrompam imediatamente por pelo menos 6 meses o treinamento de sistemas de IA mais poderosos do que o GPT-4”.
  • Semanas depois, Altman disse que a carta estava “faltando grande parte do aspecto técnico sobre onde precisamos da pausa”.
  • Ele afirmou que a OpenAI não havia começado a treinar o GPT-5 — e não tinha planos de fazê-lo “por algum tempo”.
chatgpt
Imagem: Rokas Tenys / Shutterstock.com

Altman, nesta quarta-feira, 7 de junho, voltou a rejeitar algumas preocupações sobre IA, afirmando que a startup já estava avaliando perigos potenciais com medidas mais significativas, como auditorias externas, testes de segurança e análises de risco.

publicidade

Quando terminamos o GPT-4, levamos mais de seis meses até estarmos prontos para lançá-lo.

Sam Altman

Mais cedo na entrevista, Altman também disse que a OpenAI era contra regular as startups de IA menores. “A única regulamentação que pedimos é em relação a nós mesmos e às empresas maiores”, disse Altman.

A viagem de Altman para a Índia faz parte de sua tentativa de se reunir agressivamente com legisladores e representantes da indústria globalmente e construir confiança na disposição da OpenAI em trabalhar com reguladores.

Em suas reuniões, Altman está instando proativamente os legisladores a pensar seriamente sobre os possíveis abusos e outros aspectos negativos da proliferação da IA, para que medidas de proteção possam ser implementadas para minimizar quaisquer acidentes não intencionais.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!