Para comemorar os 75 anos do primeiro carro com nome Porsche, a empresa alemã mostrou ao mundo um conceito futurista de veículo elétrico chamado Mission X e que traz o título de hypercar. Com visual agressivo e números de clássicos como Carrera GT e 918 Spyder, o projeto vai correr em Nürburgring Nordschleife.

Leia mais:

O que você deve saber:

  • O Misson X é apenas um conceito, mas a Porsche trata o carro como um projeto possível para ser lançado de verdade
  • Sabemos pouco sobre o motor e baterias, mas a marca disse que elas estarão atrás dos bancos como já faz com motores centrais em seus veículos mais velozes
  • O sistema de baterias terá arquitetura de 900 volts e a promessa é de recarga duas vezes mais rápida que o Taycan Turbo S
  • O aniversário de 75 anos é do 356, mas o visual do Mission X tem inspiração em outros veículos como o 959, Carrera GT e 918 Spyder

No dia 8 de junho de 1948, o 356 foi o primeiro carro com nome Porsche e que recebeu permissão para circular pelas ruas da Áustria. Ele também entrou em uma corrida em Innsbruck e venceu. Pois bem, para celebrar o feito, a marca alemã criou um conceito que não tem nada deste primeiro veículo, mas tem o objetivo de chamar muita atenção no automobilismo.

Conceito Mission X (Imagem: divulgação/Porsche)
Conceito Mission X (Imagem: divulgação/Porsche)

Para humanos, o Mission X é um carro feito para duas pessoas e nada mais, nem mesmo uma sacola de mercado cabe atrás dos bancos. O vidro das portas vai até o teto e cria uma espécie de domo, com estrutura de fibra de carbono para deixar tudo firme e forte em altas velocidades. A inspiração para o visual delas vem do Porsche 917, enquanto os faróis verticais nasceram lá nos 906 e 908 – sendo os três para pistas.

publicidade

Como o conceito foi pensado para corridas, o cinto de segurança é do tipo de seis pontos de fixação, enquanto o volante é feito sem obstrução na parte superior – como os carros de Fórmula 1. A Porsche não deu detalhes sobre as baterias, mas garantiu que o sistema elétrico é feito em arquitetura de 900 volts e isso permite recargas duas vezes mais velozes do que as atuais do Taycan Turbo S.

Volante do Conceito Mission X (Imagem: divulgação/Porsche)
Volante do Conceito Mission X (Imagem: divulgação/Porsche)

Porsche Mission X tem múltiplas câmeras

Outro foco em corrida está num sistema com “múltiplas câmeras”, focadas em gravar o desempenho do motorista, mas por aqui a gente já pode chamar de piloto mesmo. Por fim, sabemos que o conjunto de baterias fica localizado atrás dos bancos, exatamente como a marca faz em seus carros feitos para correr, onde o motor está centralizado no meio do veículo.

Volante do Conceito Mission X (Imagem: divulgação/Porsche)
Volante do Conceito Mission X (Imagem: divulgação/Porsche)

A Porsche não diz se o Mission X será um carro de verdade para pessoas, mas elencou alguns objetivos quando isso acontece, sendo um deles em montar uma experiência para que este conceito seja o carro mais rápido feito para ruas e focado em Nürburgring Nordschleife, com o downforce encontrado apenas no 911 GT3 RS.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!