A Ford registrou uma patente nos Estados Unidos para o que pode ser uma espécie de bateria portátil focada em carros elétricos. Segundo o documento, o pacote não substitui as instaladas no assoalho do veículo e fica no teto, como fazem os bagageiros extras utilizados em muitos carros.

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O que você precisa saber:

  • A patente foi registrada nos Estados Unidos e ela descreve um SUV com cara do Bronco
  • O pacote de baterias é exibido no que já estamos acostumados como bagageiro de teto, em um case fechado e com controle de temperatura
  • Dele sai um cabo para conectar no carregador do veículo e a ideia é de utilizá-lo apenas em passeios onde não existe carregador e nem tomada
  • O acessório é removível, podendo ser facilmente retirado após o passeio e a recarga dele é feita com o mesmo tipo de cabo utilizado pelo carro elétrico

Por mais animador que seja um carro elétrico, ele ainda é muito limitado em alcance e o problema nem é a autonomia de bateria, mas a infraestrutura para carregadores. Para você ter uma ideia, o segundo aeroporto mais movimentado da América Latina, que é o de São Paulo (em Guarulhos), tem apenas quatro pontos de recarga.

Se o motorista pensar em viajar para áreas menos povoadas, a situação só piora. Uma forma de amenizar este problema é com a garantia de ter alguma tomada no destino, mas em alguns trajetos o percurso é maior que a autonomia do veículo. Para estes momentos, a Ford pensou em colocar mais bateria no teto do carro.

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Patente da Ford descreve bateria externa no topo do carro (Imagem: divulgação/USPTO)
Patente da Ford descreve bateria externa no topo do carro (Imagem: divulgação/USPTO)

Baterias ficam no teto, como um bagageiro

O pacote é desenhado como um bagageiro fechado de teto, servindo exatamente como uma bateria portátil que você utiliza no seu celular. É só plugar o veículo, para continuar andando. A patente registrada ainda descreve que o conjunto é removível, podendo ser retirado após a viagem e instalado facilmente quando outro passeio acontecer.

A recarga da bateria portátil é feita da mesma forma como o carro, utilizando até o mesmo cabo e tipo de plugue. Até agora tudo maravilhoso, mas temos um possível problema: peso. As baterias correspondem por cerca de 200 quilos extras para o carro e a patente mostra ela instalada em um SUV bastante parecido com o Bronco, da própria marca.

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Ele é mais alto, pois é desenhado com o off-road em mente e colocar o centro de gravidade mais para cima em um veículo feito para chão irregular, pode auxiliar em um possível tombamento. Neste cenário, o motorista precisaria ir mais lento o tempo todo.

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