Exploração espacial em risco? Empresas demitem e sofrem com orçamento

As empresas Ursa Major e Orbit Fab realizaram demissões nessa semana. O setor espacial sobre com dificuldades de financiamento.
Por William Schendes, editado por Gabriel Sérvio 09/06/2023 15h51
Exploração espacial
(Imagem: Dima Zel/ Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Duas empresas espaciais de Colorado fizeram demissões na semana passada. Os desligamentos aconteceram na Ursa Major, fabricante de foguetes e na Orbit Fab, uma startup de serviço de reabastecimento para espaçonaves.

  • A Ursa Major, sediada em Berhoud, Colorado, desenvolve motores líquidos para aplicações de foguetes e hipersônicos;
  • A empresa fabrica cerca de 30 motores Hadley por ano para diversos clientes como Stratolaunch e Phantom Space;
  • A Orbit Fab, anunciou no ano passado a pretensão de criar um posto de combustível para espaçonaves em órbita até 2025.

De acordo com a CNBC, uma fonte familiarizada ao assunto disse que a empresa dispensou 27% de seus funcionários, cerca de 80 pessoas. A empresa tinha cerca de 300 funcionários antes das demissões.

Leia mais:

Em comunicado, a empresa disse que as demissões fazem parte de um “realinhamento da força de trabalho”.

Queremos reconhecer as contribuições de todos os atuais e ex-profissionais da Ursa Major. Seus esforços e conquistas não podem ser exagerados, e apreciamos profundamente os avanços no espaço e na propulsão hipersônica que eles ajudaram a tornar possível.

A Orbit Fab disse que 10 pessoas foram demitidas nesta semana, após a reestruturação, a empresa contará com cerca de 50 funcionários.

Nossa estratégia refinada permitirá que a Orbit Fab atenda melhor à demanda crítica e crescente de infraestrutura de reabastecimento no espaço para mercados e missões comerciais e governamentais.

Adam Harris, diretor comercial da Orbit Fab.

O setor espacial tem passado por dificuldades de financiamento. No primeiro trimestre de 2023, foi o menor período de investimento desde 2015, de acordo com a Space Capital.

A última vez que a Ursa Major levantou dinheiro foi em outubro de 2022, com uma rodada de US$150 milhões. Enquanto a Orbit Fab conseguiu levantar US$29 milhões em abril.

Com informações de CNBC e TechCrunch.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.