A ilha australiana de Christmas Island é dominada pela natureza. Com cerca de 2 mil habitantes, o território é coberto de áreas extensas de selva, ilhas isoladas, sem sinal de presença humana, e uma fauna diversa, com aves endêmicas nos céus, além de golfinhos e tartarugas no mar.

Porém, é na terra que o fenômeno mais curioso da Christmas Island acontece. Anualmente, milhões de caranguejos saem das áreas de mata e invadem as praias locais, rendendo imagens impactantes aos moradores e turistas.

Leia mais:

Temporada de reprodução dos caranguejos

O fenômeno da “invasão” dos caranguejos acontece todos os anos entre novembro e janeiro. Eles se direcionam às praias para a temporada de reprodução.

publicidade
Moradores criam estruturas para facilitar a passagem dos caranguejos (Foto: Reprodução/Facebook)

Apreço local

  • A travessia da mata para as praias cruza vilas e estradas pode ser assustadora para quem não está acostumado — milhões de crustáceos invadindo áreas urbanas, como em um filme de terror —, mas não é assim para a comunidade da ilha.
  • Os habitantes de Christmas Island se mobilizam em torno do fenômeno: policiais e voluntários auxiliam os caranguejos a fazer o trajeto de forma segura.
  • Trechos de estradas são fechados para a circulação de carros e pontes temporárias são erguidas para auxiliar a passagem, em locais onde a movimentação dos animais esbarra em obstáculos.
  • Até a estação de rádio realiza uma cobertura jornalística especial, com informativo sobre o estágio do percurso dos caranguejos.
Fenômeno virou ponto turístico em ilha australiana (Foto: Reprodução/Instagram)

Ponto turístico

  • Diversos turistas se interessaram pelo fenômeno dos milhões de caranguejos e têm viajado à ilha para observá-lo.
  • Com isso, o ponto turístico movimentou a atividade na região, que possui uma disponibilidade de hotéis e pousadas, restaurantes e outros atrativos, como praias, mergulhos e a cachoeira Hughs Dale Waterfall.
  • É possível chegar de avião em Christmas Island, saindo do aeroporto da cidade de Perth, na Austrália.
  • Os melhores locais para se observar a travessia dos animais são nas regiões de Flying Fish Cove, Ethel Beach e Greta Beach.
  • O melhor é que a travessia também vai em sentido contrário, das praias para a cidade, e proporciona aos turistas uma visão em dobro do fenômeno.

Com informações de Uol

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!