O Agronegócio precisa de mais vozes — e uma delas pode ser sua!

Ainda há muito espaço para que o Agronegócio cresça no Brasil. E isso passa, e muito, pela comunicação. Você pode fazer parte do processo!
Por Bruno Dupin, editado por Bruno Capozzi 13/06/2023 13h48, atualizada em 13/06/2023 14h00
Tecnologia no agronegócio influencia produtividade no campo
Imagem: Budimir Jevtic / Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Nos últimos 5 a7 anos, vimos muitos novos boletins, podcasts, canais de vídeo falando sobre agricultura e sistemas alimentares. Atingimos o pico de newsletter/podcasts neste espaço (Agricultura/Agtech) ou há espaço para mais?

Leia mais:

Muitas vezes, as grandes corporações têm que seguir uma linha muito tênue em suas mensagens para o setor. Essa era do cancelamento é um dos grandes pesadelos para as empresas que ainda estão em um setor muito tradicional e que penaliza as pessoas pelo erro ao invés de incentivar os acertos. Quando um dos poucos caminhos de saída para startups é uma aquisição por um dos grandes players, isso limita o que essas startups podem dizer e como o dizem.

As mensagens para grandes corporações são rigorosamente controladas pela imprensa e equipes jurídicas, que pressionam por menor risco em suas comunicações. Isso leva a mensagens e comunicações que geralmente são “chatas!”

A indústria agrícola é enorme, complicada e variada. Pode-se passar a vida inteira e ainda entender apenas algumas partes dela em qualquer nível de detalhe. Há uma necessidade de vozes únicas e objetivas na indústria, que investiguem, explorem, expliquem e imaginem um futuro melhor. Resumindo, o Agro precisa ser SEXY!

Imagem mostra um campo com plantação, representando o agronegócio
Crédito: Andrii Yalanskyi/Shutterstock

A indústria é grande e precisamos olhar para os problemas de diferentes perspectivas para entender os problemas, encontrar soluções criativas e fazer a diferença. A explosão de redes sociais como TikTok, YouTube, Twitter e Instagram tornou relativamente fácil colocar seus pensamentos na internet.

Precisamos de vozes ativas na indústria para nos ajudar a entender o complicado mundo da agricultura e dos sistemas alimentares, falando de maneira simples e atraente. Criadores como Camila Telles, Os Primos Agro, Lorenzo Roos , Miguel Cavalcanti dentre outros, estabeleceram credibilidade e confiança com seu público. Eles fizeram isso por meio de análise, perspectivas interessantes, posturas instigantes — e muitas vezes provocativas —, muito humor e, o mais importante, por meio de sua voz única.

Então, há necessidade e espaço para mais conteúdo por aí? Temos muito conteúdo por aí? Dada a enxurrada de boletins informativos, canais do YouTube, podcasts e mensagens de mídia social, pode parecer que não há espaço suficiente no mercado.

Isso é verdade? A resposta é: ainda há muito espaço!!!

O mundo da agricultura é grande e complexo. A produção de alimentos tem impactos positivos e negativos nas mudanças climáticas. Mudanças climáticas, segurança alimentar, nutrição, acesso a ar e água limpa são algumas das questões que definem nossas vidas. Essas questões estão interligadas e precisamos de um grande número de pontos de vista de diferentes ângulos.

Com base nisso, acredito fortemente que há espaço para pelo menos mais mil newsletters, podcasts e canais de vídeo no mundo da agricultura.

Por que alguém deveria se importar com o que tenho a dizer?

  • Pode ser muito desanimador se você colocar algo lá fora e ninguém perceber. Mas essa é a realidade inicialmente, pois ninguém sabe sobre você. Use sua rede de amigos e familiares para apoiá-lo nesses primeiros dias.
  • Você deve se preocupar menos com quem está se envolvendo com isso e mais se está colocando SUA perspectiva de uma maneira interessante ou não.
  • Você não deve se preocupar com mais nada — apenas concentre-se em ser autêntico, ter sua própria voz e um trabalho de alta qualidade.
  • Ao invés de querer ganhar biscoitos através de um pensamento que não te representa, os criadores devem cada vez mais se preocupar menos com o cancelamento, e focar no que acreditam.
  • As vozes do Agronegócio precisam desafiar o status quo, desafiar a grande mídia, desafiar o agricultor a pensar diferente e expor sua realidade com orgulho.

Mas, Bruno, tenho medo de expor minhas opiniões. O que faço?

Se você acha que poucas pessoas vão se importar com o que você publica, não deve ter medo de divulgar suas opiniões.

Em um Podcast que gravei há alguns anos, eu trouxe a perspectiva de um filme para que o ouvinte pudesse refletir.

Você tem vários papéis em um filme: protagonista, coadjuvante, figurante, etc… Todos eles são essenciais para que o filme saia como planejado. Mas, diferentemente do filme, quem dirige a sua vida é você!!! E você tem a opção de escolher qualquer um dos papéis da vida. Qual você quer ser?

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Bruno Dupin
Colunista

CEO da Startup Connection USA

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.