A AWS (Amazon Web Services), plataforma na nuvem da Amazon que hospeda e gerencia diversos sites, serviços e servidores mundo afora, está passando por instabilidades na tarde desta terça-feira (13), a ponto de derrubar alguns dos serviços e portais que fazem uso da ferramenta.
Os problemas foram identificados pela Amazon por volta das 16h (horário de Brasília). A página de status do funcionamento dos serviços da AWS indica que o principal problema é com as funções do AWS Lambda (serviço de computação que executa código em resposta a eventos e gerencia automaticamente os recursos de computação exigidos por esse código) – base em vários serviços que utilizam a AWS.
Leia mais:
- Como proteger seus dados pessoais em aplicativos terceiros
- Por que os preços de smartphones e tablets são tão altos no Brasil?
- Apagão no Reddit ‘vai passar’, diz CEO aos funcionários
O que você precisa saber
- Problemas surgiram por volta das 16h (horário de Brasília);
- Sites e serviços, como The Verge e Shutterstock foram afetados, bem como empresas de menor porte, no mundo todo;
- Segundo a página de status da AWS, são quatro os serviços problemáticos (todos com severidade de degradação, ou seja, há a probabilidade de ser um problema em vários servidores no norte da Virgínia):
- AWS CloudFormation;
- AWS Lambda;
- Amazon API Gateway;
- Amazon Connect.
- As últimas informação da Virgínia que consta na página oficial são de 17h14 e 17h40 (horário de Brasília):
- “Continuamos trabalhando para resolver as taxas de erro que invocam as funções do Lambda. Também estamos observando erros elevados ao obter credenciais temporárias do AWS Security Token Service e estamos trabalhando em paralelo para resolver esses erros”;
- “Identificamos a causa raiz do tratamento degradado de contatos na região US-EAST-1. Os chamadores podem não conseguir se conectar e os bate-papos e tarefas podem não ser iniciados. Os agentes também podem ter problemas para fazer login ou se conectar com os clientes finais. Esforços de mitigação estão em andamento.”


Reclamações e erros no mundo todo
Como de costume, há várias reclamações no Downdetector e no Twitter. No site de notificações de erros, o pico foi observado às 16h09 (horário d e Brasília), com melhoras desde então.

No Twitter, tanto desenvolvedores e programadores, como sites e empresas reclamam do problema enfrentado pela AWS. Veja:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!