AWS tem instabilidade na tarde desta terça-feira (13) e derruba serviços e sites no mundo todo

Problemas começaram a acontecer por volta das 16h (horário de Brasília); sistema está sendo retomado aos poucos
Por Rodrigo Mozelli, editado por Bruno Capozzi 13/06/2023 17h59, atualizada em 20/03/2024 14h18
Imagem relativa à nota sobre evento de cibersegurança promovido pela AWS
Imagem: Sundry Photography/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A AWS (Amazon Web Services), plataforma na nuvem da Amazon que hospeda e gerencia diversos sites, serviços e servidores mundo afora, está passando por instabilidades na tarde desta terça-feira (13), a ponto de derrubar alguns dos serviços e portais que fazem uso da ferramenta.

Os problemas foram identificados pela Amazon por volta das 16h (horário de Brasília). A página de status do funcionamento dos serviços da AWS indica que o principal problema é com as funções do AWS Lambda (serviço de computação que executa código em resposta a eventos e gerencia automaticamente os recursos de computação exigidos por esse código) – base em vários serviços que utilizam a AWS.

Leia mais:

O que você precisa saber

  • Problemas surgiram por volta das 16h (horário de Brasília);
  • Sites e serviços, como The Verge e Shutterstock foram afetados, bem como empresas de menor porte, no mundo todo;
  • Segundo a página de status da AWS, são quatro os serviços problemáticos (todos com severidade de degradação, ou seja, há a probabilidade de ser um problema em vários servidores no norte da Virgínia):
    • AWS CloudFormation;
    • AWS Lambda;
    • Amazon API Gateway;
    • Amazon Connect.
  • As últimas informação da Virgínia que consta na página oficial são de 17h14 e 17h40 (horário de Brasília):
    • “Continuamos trabalhando para resolver as taxas de erro que invocam as funções do Lambda. Também estamos observando erros elevados ao obter credenciais temporárias do AWS Security Token Service e estamos trabalhando em paralelo para resolver esses erros”;
    • “Identificamos a causa raiz do tratamento degradado de contatos na região US-EAST-1. Os chamadores podem não conseguir se conectar e os bate-papos e tarefas podem não ser iniciados. Os agentes também podem ter problemas para fazer login ou se conectar com os clientes finais. Esforços de mitigação estão em andamento.”

Reclamações e erros no mundo todo

Como de costume, há várias reclamações no Downdetector e no Twitter. No site de notificações de erros, o pico foi observado às 16h09 (horário d e Brasília), com melhoras desde então.

Pico de reclamações no Downdetector foi às 16h09 (Imagem: Reprodução/Downdetector)

No Twitter, tanto desenvolvedores e programadores, como sites e empresas reclamam do problema enfrentado pela AWS. Veja:

Página apresentada pelo Shutterstock; serviço de imagens é um dos afetados com a queda da AWS (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

Ícone tagsTags: