O ChatGPT roubou a cena em 2023. Além de ter dado uma reviravolta no mundo da tecnologia, levando as big techs e investirem pesado em inteligência artificial, o chatbot caiu nas graças do público.

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E essa popularidade se estende aos negócios. Segundo a especialista em vendas pelas redes sociais e empreendedora Camila Silveira, as possibilidades são infinitas. Com o ChatGPT, é possível responder perguntas, criar teorias, testar ideias e identificar possíveis soluções para problemas.

Essa ferramenta de IA pode ajudar a otimizar a gestão do seu negócio, a automatizar tarefas, a melhorar o relacionamento com clientes e a potencializar resultados, e até executar habilidades que o empreendedor não tenha como elaborar legendas e textos necessários para manter atividades profissionais.

O ChatGPT pode ser usado para gerar ideias de conteúdo promocional, seja para anúncios de mídia paga ou para a criação de e-mail marketing. “Você só precisa informar o tema, o público-alvo e especificações importantes sobre o produto ou serviço, como quantidade e valores, por exemplo. Além de criar o texto de divulgação, a ferramenta ainda pode gerar ideias de títulos e criar fluxos de divulgação” — complementa Camila Silveira.

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Uma das vantagens de gerar um link personalizado no WhatsApp é gerar mais vendas
Você pode usar o ChatGPT e, sem sair de casa, alavancar o seu negócio! Imagem: fizkes / Shutterstock

Dicas valiosas

Para ajudar você nessa tarefa, a especialista em vendas sugere alguns comandos para o chat:

  • “Crie a chamada de anúncio para promover nossa promoção de volta às aulas”.
  • “Quais vantagens ou benefícios podemos oferecer para incentivar os clientes a participar de nossa promoção?”
  • “Como podemos usar as redes sociais para promover nossa promoção de fim de semana?”

Camila Silveira aconselha o empreendedor a usar todas as formas digitais para aprimorar seu treino de conversação com a plataforma. Contudo, é importante humanizar este conteúdo com sua imagem e propósito empresarial. Afinal, transformar seu negócio apenas em um robô é um risco. O empresário pode ser substituído por concorrentes que mantenham a essência da necessidade do cliente em ver sua empresa ou serviço como a melhor solução.

Marketing

A especialista diz que ainda é possível elaborar estratégias para campanhas de marketing e criar textos que engajam.

Ela elencou comandos que podem trazer respostas interessantes do chat:

  • “Crie uma lista de recomendações de produtos para X clientes, com base em seus interesses, histórico de compras e dados demográficos”.
  • “Crie uma mensagem personalizada para uma campanha de marketing por e-mail, com base no nome, idade, profissão e localização do destinatário”.
  • “Crie uma descrição cativante e persuasiva do produto, destacando X detalhes e incentivando a compra”.
  • “Crie uma lista de perguntas frequentes sobre o produto X, abordando as principais dúvidas dos clientes e fornecendo respostas claras e concisas.”

Camila Silveira reforça que é importante que você revise as respostas antes de sair publicando. Isso porque os textos ainda podem conter erros de tema ou repetições.

Outras tecnologias

Existem, ainda, mais ferramentas quem podem ajudar sua empresa a crescer. Dentre as principais, de acordo com Camila Silveira, estão:

  • Big Data — muitas vezes é difícil lidar com grandes quantidades de informações, especialmente gerenciando e analisando dados de clientes. Para tanto, ferramentas de Big Data podem ajudar a identificar clientes em potencial e a gerenciar a prospecção de leads. Assim, você consegue organizar as ações e focar em atividades e clientes mais promissores e lucrativos. 
  • ERP (Enterprise Resource Planning) — Quer melhorar a eficiência da operação e aumentar a receita? Então você precisa de uma solução em ERP ou, em português, Planejamento de Recursos da Empresa. Com essa ferramenta, é possível otimizar e automatizar processos, economizando tempo e custos. Por exemplo, você pode criar uma campanha de marketing e enviar automaticamente e-mails aos clientes.
  • Cloud Computing — essa solução já é bastante popular, e provavelmente você já usa no seu dia a dia. Entretanto, se ainda não está familiarizado com o termo, explicamos: o cloud computing nada mais é que o armazenamento online de informações. De acordo com a especialista, ainda há muita especulação, mas uma coisa é certa: haverá empresas nascendo já na nuvem. “A nova cloud computing pode revolucionar a escalada digital. Por isso, é importante entender como sua empresa pode se beneficiar para não ficar atrás dos concorrentes” — completou.

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