Com as grandes polêmicas envolvendo as mudanças na API do Reddit nas últimas semanas, o CEO da empresa, Steve Huffman, declarou que o Reddit “nunca foi projetado para oferecer suporte a aplicativos de terceiros”.
Leia mais:
- Como é viver na Estação Espacial Internacional?
- Inteligência artificial: conheça os pontos negativos e perigos da IA
- Getty Images processa Stability AI por roubo de conteúdos
Entenda tudo o que rolou até aqui:
- No início do mês, a empresa decretou que as mudanças na API da empresa gerariam custo para os aplicativos terceirizados. A API é, basicamente, um mecanismo pelo qual os sistemas funcionam e se comunicam;
- Com essa cobrança de acesso ao recurso, alguns desenvolvedores declararam o fim de apps, como o Apollo e RIF (Reddit is Fun);
- Em seguida, o CEO defendeu as mudanças na API, dizendo que “o Reddit precisa ser um negócio autossustentável e, para isso, não podemos mais subsidiar entidades comerciais que exijam uso de dados em larga escala”;
- Em decorrência disso, usuários de milhares de comunidades no Reddit entraram “em greve” contra a plataforma;
- Nesta semana, Huffman afirmou que a “greve” de usuários que fecharam a maioria dos subreddits “vai passar” — mas parte deles sustentam que permanecerão privados indefinidamente até que o Reddit faça mudanças.
Em entrevista ao The Verge, o CEO da Reddit afirmou que os desenvolvedores de aplicativos terceirizados “precisam pagar por isso. Isso é justo”, diz que está bem em fazer essa mudança (na API) e que os aplicativos de terceiros não agregavam muito à plataforma. “Portanto, a grande maioria dos usos da API – não [aplicativos de terceiros como Apollo para Reddit] — os outros 98% deles, fazem ferramentas, bots, melhorias no Reddit. É para isso que serve a API”, disse Huffman.
“Ele nunca foi projetado para oferecer suporte a aplicativos de terceiros”, indicou o CEO. De acordo com Huffman, ele “deixou existir” e “eu deveria assumir a culpa por isso porque fui o cara que defendeu isso por muito tempo.
O CEO também questionou a ação dos desenvolvedores desses aplicativos em construir seu próprio negócio. “Eu não sabia — e isso é minha culpa — até que ponto eles estavam lucrando com nossa API. Que não eram instituições de caridade”, acrescentou ele.
“Eles precisam pagar por isso. Isso é justo. O que nossos colegas fizeram foi bani-los completamente. E dissemos não, quer saber, acreditamos em mercados livres. Você precisa cobrir seus custos”, completou Huffman.
Com informações The Verge
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!