O submarino turístico que levava pessoas aos destroços do Titanic e que desapareceu nesta segunda-feira (19) tinha ingressos a US$ 250 mil (1,2 milhão).

O valor foi repassado por Stockton Rush, presidente da OceanGate Expeditions, responsável pela viagem, ao The New York Times.

publicidade

Leia mais:

Rush afirmou que o interesse público pelos destroços justifica a demanda pela exploração do local. “Nenhuma entidade pública vai financiar o Titanic”, afirmou o CEO. “Existem outros locais que são mais recentes e, provavelmente, de maior valor científico.”

publicidade

Dinâmica do passeio

  • A OceanGate está acostumada a realizar esse tipo de passeio, levando turistas pagantes em submarinos para visitar desfiladeiros subaquáticos e naufrágios;
  • São cerca de oito horas de viagem, sendo 2,5 horas para descer e subir;
  • Cientistas e historiadores contextuam a viagem e outros realizam pesquisas na região;
  • Eles também filmam os destroços com câmeras em alta definição, de modo a documentar sua deterioração em detalhes;
  • Rush explicou que essas imagens permitem aos pesquisadores a olhar ainda mais de perto a região sem precisarem descer até lá.

Para o dono da companhia, as viagens que eles promovem são como o turismo espacial, e indicou que as viagens comerciais foram o primeiro passo na expansão do uso de submersíveis para atividades industriais, como inspeção e manutenção de plataformas subaquáticas de petróleo.

Para aqueles que pensam que é caro, é uma fração do custo de ir ao espaço e é muito caro para nós pegarmos essas naves e ir até lá. E as pessoas que não gostam que ninguém ganhe dinheiro esquecem que essa é a única maneira de fazer qualquer coisa neste mundo se houver lucro ou necessidade militar.

Stockton Rush, presidente da OceanGate Expeditions, responsável pela viagem, ao The New York Times.

Com informações de Estadão

publicidade

Sondagem 3D inédita mostra escombros do Titanic como nunca vistos

Um mapeamento em águas profundas do Oceano Atlântico possibilitou a primeira varredura digital 3D em tamanho real do Titanic, o naufrágio mais famoso da história. A sondagem revelou imagens sem precedentes do navio, que afundou em 1912.

Relembre a tragédia:

publicidade
  • O RMS Titanic foi um navio de passageiros britânico operado pela White Star Line e construído por estaleiros da Harland and Wolff, em Belfast, Irlanda do Norte;
  • A suntuosa embarcação foi projetada para ser o navio mais luxuoso e seguro da época, gerando a lenda que seria supostamente “inafundável”;
  • Partindo de Southampton, na Inglaterra, com destino a Nova York, nos EUA, o transatlântico fez sua primeira e única viagem em 10 de abril de 1912, naufragando cinco dias depois ao colidir com um iceberg;
  • Mais de 1.500 pessoas morreram no desastre, que inspirou diversas obras literárias e cinematográficas, sendo a mais famosa delas estrelada em 1997 por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet e dirigida por James Cameron.

Leia a matéria completa aqui.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!