Recentemente a Apple lançou o MacBook Air de 15 polegadas com o chip M2, prometendo mais usos para seu notebook de entrada. O iFixit desmontou todo o laptop e encontrou que ele praticamente é apenas uma versão maior de tudo que está no irmão menor, mas aproveita o espaço extra para ter mais bateria para a tela que consome mais.

Leia mais:

publicidade

O que você precisa saber:

  • O MacBook Air de 15 polegadas é a maior versão de um notebook de entrada da Apple e ele quase não tem novidades por dentro
  • Internamente ele utiliza a mesma placa do modelo de 13 polegadas, o mesmo chip M2 e até o mesmo MagSafe, mas tem bateria, tela e trackpad maiores
  • A bateria cresceu apenas para compensar o gasto extra de energia da tela e ela continua irritantemente complicada para ser substituída
  • O usuário precisa desmontar quase tudo de dentro do MacBook Air para poder trocar a bateria – tira até a placa mãe!

Mesmo sendo um notebook de entrada, o MacBook Air de 15 polegadas continua com números surpreendentes quando comparado com a versão mais veloz da época em que este laptop utilizava chip Intel. Por outro lado, por dentro, praticamente nada muda se você compara ele com a versão de 13 polegadas.

Foi o que percebeu o iFixit ao abrir o MacBook Air de 15 polegadas. Ele continua exatamente com a mesma quantidade de parafusos na parte inferior, as mesmas travas internas para segurar tudo no lugar, mudando apenas duas coisas. A primeira é a bateria e ela tira proveito do espaço interno maior para também ter mais energia, enquanto a segunda é a adição de dois alto-falantes – agora para graves.

publicidade
Placa com chip M2 do MacBook Air de 15" (Imagem: divulgação/iFixit)
Placa com chip M2 do MacBook Air de 15″ (Imagem: divulgação/iFixit)

Agora, olhando para o lado de troca do único item que pode ser substituído, já que SSD e RAM são soldados na placa, temos um inferno para o técnico ou o próprio usuário: você ainda precisa desmontar tudo dentro do MacBook Air para poder remover a bateria. Tudo, incluindo o local onde fica o chip M2.

MacBook Air continua dificultando tudo no reparo

Mesmo com dezenas e mais dezenas de parafusos segurando todos os componentes, a bateria ainda continua com adesivos. Estes dois pontos andam na direção contrária de práticas para sustentabilidade e maior durabilidade dos produtos nas mãos dos usuários, até são contrários ao recente esforço da Apple para permitir reparos simples sem a necessidade de um profissional especializado – como trocar a bateria de um notebook, sabe.

publicidade

Enfim, o MacBook Air de 15 polegadas com chip M2 ainda não chegou ao Brasil, mas a Apple já confirmou seu lançamento por aqui e o preço: o notebook parte de R$ 15 mil – caro demais para ser de entrada, né?

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!