A Stability AI, dona do Stable Diffusion, anunciou nessa quinta-feira (22) uma atualização para o seu modelo de geração de imagens por inteligência artificial. O SDXL 0.9, abreviação de Stable Diffusion XL 0.9, será o modelo com capacidade de gerar imagens mais fotorrealistas que modelos anteriores.

  • De acordo com a Stability, o novo modelo pode gerar imagens em resposta as solicitações de texto mais bonitas e com mais detalhes de composição que o SDXL lançado em abril;
  • A melhoria do novo modelo de linguagem é justificada pelo número maior de parâmetros usado.

Na publicação, a Stability mostrou as diferenças das imagens geradas pelo SDXL Beta e o SDXL 0.9. As imagens mostram a enorme diferença entre as versões do modelo gerador de imagens. 

publicidade

Leia mais:

Confira abaixo os comando usados e o resultado dos dois modelos:

publicidade
  • “Alienígenas estéticos caminham entre nós em Las Vegas, foto de filme encontrada arranhada.
Stability
Imagens criadas pelo SDXL Beta (esquerda) e SDXL 0.9 (direita). (Imagem: Divulgação/Stability AI)
  • “Um lobo no Parque Nacional de Yosemite, fotografia de documentário de natureza fria“
Stability
Imagens criadas pelo SDXL Beta (esquerda) e SDXL 0.9 (direita). (Imagem: Divulgação/Stability AI)
  • “Mão bem cuidada segurando um café para viagem, fotografia de filme do instagram da praia do amanhecer frio em tons pastéis”
Stability
Imagens criadas pelo SDXL Beta (esquerda) e SDXL 0.9 (direita). (Imagem: Divulgação/Stability AI)

É importante ressaltar que as imagens foram geradas usando outros comandos dos modelos como tipo de filtro, qualidade de resolução e mais.

O principal impulsionador desse avanço na composição do SDXL 0.9 é seu aumento significativo na contagem de parâmetros (a soma de todos os pesos e vieses na rede neural na qual o modelo é treinado) em relação à versão beta.

O SDXL 0.9 possui uma das maiores contagens de parâmetros de qualquer modelo de imagem de código aberto, apresentando um modelo único de parâmetro de 3,5B e um pipeline de modelo de parâmetro de 5,8B (a saída final é criada executando em dois modelos e agregando os resultados).

Stability sobre as melhorias do SDXL 0.9.

Quando estará disponível?

De acordo com a empresa, o modelo estará disponível em breve na ferramenta Web Clibdrop da Stability e será adicionado em seu aplicativo premium DreamStudio. O lançamento completo do código aberto do SDXL chegará em julho.

publicidade

Com informações de Engadget e Stability AI.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!