Por que o Airbnb bloqueou minha conta? Veja o que evitar como hóspede

O Airbnb bloqueou sua conta, e você não sabe o motivo? A plataforma pode banir perfis que cometem infrações graves. Veja como evitar!
Por Camila Oliveira, editado por Bruno Ignacio de Lima 26/06/2023 07h20, atualizada em 05/07/2023 16h46
Campanha de usuários do Airbnb levanta ajuda humanitária para Ucrânia
Campanha de usuários do Airbnb levanta ajuda humanitária para Ucrânia / Imagem: Viewimage (Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Airbnb é uma empresa que oferece acomodações de curto e longo prazo em diversos locais do mundo todo e, por se tratar de uma plataforma séria, ela possui regras específicas, que podem causar o banimento do usuário em caso de infração. O serviço pode ser utilizado através do site, ou pelo aplicativo, disponível para Android e iPhone (iOS).

Algumas atitudes, que podem parecer algo simples para locatários, são infrações consideradas graves pela empresa, como realização de festas e danos à acomodação, e podem fazer com que o hóspede tenha seu acesso ao serviço barrado.

Leia mais:

Preparamos uma lista com dicas de atitudes proibidas para serem evitadas, para que você não seja surpreendido com esse problema, ou até mesmo entenda caso tenha acontecido. Confira!

Organizar eventos na propriedade

Como o Airbnb possui uma política rígida de não incomodar os vizinhos, festas, eventos e barulhos que causem perturbação da paz são totalmente proibidos. Sendo assim, não importa a proporção: festas, barulho alto, vandalismo e visitantes além do permitido podem gerar banimento do locatário pela plataforma, o impedindo de alugar outro imóvel no futuro.

Causar danos à acomodação

Acidentes sempre podem acontecer, e quem aluga uma propriedade sabe dos riscos que corre com a prática. Porém, caso algum objeto ou o próprio imóvel for danificado, o locatário precisa entrar em contato com o proprietário o mais rápido possível.

A Central de Ajuda do Airbnb diz que, caso haja desacordo, o anfitrião pode solicitar a intermediação da plataforma para solucionar o acontecido. Com isso, cobranças pelos danos causados podem acontecer: o proprietário e o Airbnb podem solicitar que os valores sejam ressarcidos.

Airbnb
Imagem: BigTunaOnline/Shutterstock

Baixo desempenho nas médias, e avaliações com conteúdo impróprio

Para identificar os pontos forte e fracos da estadia, o Airbnb conta com um método de avaliação escrito, além de marcação de estrelas. Por isso, o serviço pode suspender, notificar e até banir usuários com notas baixas e desempenho insatisfatório.

Os comentários podem ser excluídos quando violarem a política de avaliações, quando expõem informações privadas e confidenciais, possuem conteúdo discriminatório, violento ou ameaçador, fornecendo conteúdo tendencioso.

Ser responsável por situações de perigo por comportamentos indevidos

O Airbnb coloca como prioridade a segurança e o bem-estar, sendo pontos descritos nos padrões de comunidade como essenciais para a permanência da conta na plataforma.

Por isso, a política de segurança do anfitrião e do hóspede não tolera situações de ameaça e abuso, agressão sexual e má conduta, animais perigosos e ilegais, dispositivos explosivos e incendiários, além de armas e condições impróprias para uso.

Caso haja emergência, a plataforma orienta que se entre em contato primeiramente com as autoridades policiais e de assistência. Também é recomendado entrar em contato com a Central de Ajuda, para relatar o ocorrido detalhadamente, permitindo que ações cabíveis sejam tomadas, inclusive o banimento da conta do usuário responsável pela situação inadequada.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Camila Oliveira
Colaboração para o Olhar Digital

Camila Oliveira é jornalista desde 2012. Curiosa e inquieta, já passou por diversas editorias e também trabalhou em outras áreas. Hoje é colaboradora do Olhar Digital e escreve sobre o que mais gosta.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.