O celular se tornou o companheiro eletrônico inseparável dos usuários e é uma ótima forma de acompanhar uma série de conteúdos, como streaming. Contudo, ao invés de consumir vídeos apenas por uma tela pequena, já é possível espelhar os conteúdos ou abrir os arquivos do cartão de memória na televisão. Confira, a seguir, oito diferentes formas para conectar o seu celular na TV.

Leia mais:

1. Transmissão direto do celular

Homem mexendo no celular e no computador
Espelhar tela Créditos: Shutterstock

Os smartphones mais modernos com o sistema Android já contam com uma funcionalidade inata para transmitir a tela do celular na TV: o sistema utiliza o Wi-Fi para rastrear e se conectar ao televisor sem a necessidade de fios, e poucos segundos depois, a imagem e o áudio são espelhados.

Para acionar a funcionalidade, basta acessar os comandos presentes na barra de notificação, e clicar no botão de transmissão. Algumas interfaces podem mostrar uma tecla com o título de “Smart View” ou “Transmissão de tela”. Ao clicar na opção, o celular vai procurar automaticamente pela TV mais próxima e exibir uma lista de dispositivos para você conectar.

publicidade

2. Transmissão por celular Apple

Os iPhones da fabricante Apple também já contam com um sistema de transmissão, intitulado de AirPlay. Para acessá-lo, basta procurar o ícone com telas na central de controle, clicar sobre ele, e selecionar o dispositivo encontrado. Em seguida, o sistema do celular fará o espelhamento do vídeo e áudio para o seu televisor.

3. Transmissão por apps de streaming

espelhar conteúdo do youtube do celular na tv
Reprodução: Wagner Edwards/Olhar Digital

Alguns aplicativos de streaming já possuem a funcionalidade de transmissão de um celular para TV, também utilizando a conexão Wi-Fi. Para isso, o usuário deve fazer login no aplicativo do celular e procurar pelo botão com ícone de transmissão. Um dos sites que disponibilizam esse espelhamento de tela de forma simples é o YouTube: basta fazer login em sua conta na TV e sincronizá-la com o seu celular; em seguida, todos os vídeos que você assistir pelo celular podem ser espelhados na sua televisão ao clicar no ícone de transmissão.

4. Media Center

Dispositivos de Media Center ou TV Box são úteis para transformar TVs comuns em smart, desde que tenham uma entrada de conexão para isso. Aparelhos como Chromecast e Roku podem ser conectados ao televisor, a fim de introduzirem acesso a aplicativos de streaming que a TV normalmente não teria acesso. O software destes produtos também podem ser baixados no seu celular para sincronizar ambos os aparelhos: desta forma, o usuário pode não apenas espelhar a tela do smartphone na TV, mas utilizar a tela do celular como um controle remoto.

5. SmartThings

SmartThings pelo celular Samsung
Divulgação: Samsung

SmartThings é o aplicativo da Samsung utilizado para sincronizar e administrar os aparelhos inteligentes da marca. Uma vez baixado no celular e conectado à sua televisão, o usuário pode controlá-la de forma remota ou utilizar uma série de funcionalidades, como o espelhamento da tela. Esse acesso só está disponível para TVs Samsung.

6. Controle remoto com infravermelho

Este recurso é muito útil, porém, está limitado a poucos aparelhos disponíveis no mercado. Basicamente, há smartphones com tecnologia de sinal infravermelho, o que pode substituir o controle remoto de sua TV quando conectado a ela. Dentre os modelos disponíveis, é possível encontrar algumas opções pela fabricante Xiaomi: o usuário deve baixar um app de controle remoto ou utilizar o sistema MIUI.

7. Conexão cabeada via HDMI

Cabo HDMI
CHAILUK CHALATHAI/Shutterstock

A conexão com cabo HDMI é útil para espelhar a tela do celular na TV, mas talvez não seja a melhor opção para acessar os arquivos do smartphone. De qualquer forma, o usuário consegue usufruir de uma reprodução satisfatória de vídeo e áudio por meio deste recurso, uma vez que ele foi desenvolvido para transmitir grandes quantidades de dados. Basta utilizar o cabo para conectar ambos os aparelhos e configurar a TV.

8. Conexão cabeada via USB

A conectividade por cabo USB talvez seja a mais “antiga” desta lista, mas ainda é bastante funcional: uma vez que o celular e a televisão estão conectados, o usuário utiliza o sistema da TV para acessar os arquivos do smartphone e reproduzi-los. Desta forma, caso você tenha um filme ou um vídeo do YouTube baixado no telefone, é possível assisti-lo no televisor por meio do cabo USB.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!