Lançado quase 9 anos atrás, o Chromecast segue sendo uma solução rápida para transformar qualquer TV em uma Smart TV. Desde sua primeira versão até o Chromecast com Google TV e resolução 4K apresentado em 2020, continua a ser um grande sucesso entre os consumidores.

Em breve, o Google Chromecast com Google TV vai ganhar uma nova versão, possivelmente no Google I/O em maio. 

publicidade

Como funciona o Chromecast?

Uma das principais vantagens do Chromecast é a sua facilidade de uso. Basta estar conectado na mesma rede para transmitir conteúdo para a TV. Naturalmente, com o passar do tempo, o gadget ganhou suporte oficial tanto no Android como no iOS.

Na versão original, o aparelho tinha algumas limitações, na época o gadget só era compatível com YouTube, Netflix e alguns apps do Google.

publicidade

Atualmente, o dispositivo inteligente está se tornando uma plataforma cada vez mais sólida e robusta. Suportando cada vez mais formatos de reprodução, além de contar com o suporte de diversos aplicativos e dispositivos mais novos.

Para conseguir rodar áudio e vídeo em outra tela, ele usa um protocolo de software proprietário para transmissão de dados. Esse software é o ‘Google Cast’.

publicidade
Como usar o Chromecast
App ‘Google Home’ é fundamental para configurar o aparelho, mudar opções, bem como para transmitir a tela do Android para a TV. Imagem: CoinUp / Shutterstock

Antes de iniciar a transmissão em si, o software acessa a web e em seguida descobre qual tipo de conteúdo o usuário pretende reproduzir na TV. Daí por diante, os dados são enviados para nuvem, dessa forma é possível continuar utilizando seu dispositivo sem interferir na transmissão.

Depois de configurado pela primeira vez, para iniciar a transmissão basta localizar o símbolo que parece um Wi-Fi em cima de uma tela no aplicativo que estiver usando:

publicidade
Como transmitir do celular para a TV com o Chromecast

Espelhamento de tela

O gadget também pode espelhar a tela de diversos aparelhos, bem como guias abertas no Google Chrome. Se estiver utilizando o browser no notebook, por exemplo, é só acessar o menu de configurações na parte superior direita (três ‘pontinhos’) e selecionar ‘Transmitir’. Em seguida, o navegador vai procurar pelo gadget conectado na mesma rede para iniciar a transmissão.

O Chromecast também conta com opções para definir um ‘modo ambiente’ quando nada está sendo reproduzido. Esse recurso permite que outras pessoas tenham acesso limitado ao gadget como convidado.

No celular, você precisa abrir o aplicativo Google Home. Com ele aberto, siga o passo a passo a seguir:

  1. Toque no nome do dispositivo (no meu caso, “Sala de TV”). Na janela seguinte, selecione “Transmitir tela”:
Como espelhar a tela do celular no Chromecast
  1. Agora, selecione novamente “Transmitir Tela” e, na sequência, em “Iniciar agora”:
Como espelhar a tela do celular no Chromecast

O que é possível fazer com o Chromecast?

A principal função do Chromecast é ser uma tv box. Ou seja, ele transforma uma TV simples em uma smart TV. Então, de cara, já podemos responder que ele permite assistir a vídeos do YouTube e filmes da Netflix, além de permitir ouvir músicas e espelhar tela do celular.

Outra função que menos pessoas utilizam, mas pode ser bem interessante é como um porta-retratos digital. Você consegue selecionar as fotos no seu Google Fotos e vê-las alternando no televisor, como um papel de parede.

Chromecast + Google TV

Uma nova geração do gadget foi revelada em 2020 e vem embarcado com o sistema Google TV e é mais poderoso que as versões anteriores. Um dos destaques fica por conta do suporte a reprodução de vídeos em 4K a 60 frames por segundo, além da compatibilidade com tecnologias como HDR e Dolby Vision.

Este também foi o primeiro dispositivo da linha que vai possibilitar a instalação de apps direto na memória interna do aparelho. Ou seja, a partir de agora, não é mandatório ter outro dispositivo para transmitir conteúdo. O próprio dispositivo consegue rodar diretamente apps como o Netflix.

Nova geração do Chromecast consegue executar diversos apps direto no dispositivo
Nova geração do Chromecast consegue executar diversos apps direto no dispositivo. Imagem: Google/Divulgação

Por aqui, o usuário pode optar pela aquisição da terceira geração do Chromecast, vendida oficialmente por várias lojas no varejo nacional. Ele continua sendo uma alternativa interessante que deve atender grande parte dos usuários. Já o Chromecast embarcado com Google TV sai por cerca de R$ 420 no Mercado Livre, mas também pode ser encontrado por menos.

Quais são os modelos de Chromecast existentes?

Chromecast 1

Chromecast 1
Chromecast 1. Imagem: Robert Fruehauf / Shutterstock

A primeira geração do Chromecast foi lançada em 2013 nos Estados Unidos, com processador ARM, memória e um conector HDMI, além de um adaptador de energia. O número do modelo, H2G2-42, pode ser uma homenagem ao eterno e saudoso Douglas Adams. 

Chromecast 2

Chromecast 2
Chromecast 2. Imagem: Cristian Storto / Shutterstock

Em 2015, o Google lançou a segunda geração do Chromecast, com um novo design, formato circular, com o conector HDMI em um cabo. O número do modelo é NC2-6A5, uma possível homenagem ao NCC-1701 da Enterprise da série original e filmes Star Trek, já que 6A5 é 1701 em hexadecimal, e uma referência ao novo formato, que lembraria a nave espacial da franquia. 

Chromecast Áudio

Chromecast Áudio
Chromecast Áudio. Imagem: Colin Hui / Shutterstock

O Chromecast Áudio é uma versão voltada para transmissão de áudio do Chromecast 2, mantendo o design circular. Além de um detalhe de design para brincar com um LP em um toca-discos, a diferença foi a inclusão de áudio Hi-Res de 24-bit/96 kHz, além da possibilidade de tocar o mesmo áudio em vários ambientes. 

Chromecast Ultra

Lançado em 2016, Chromecast Ultra mantém o design, mas inclui o streaming em 4K, além de suporte a HDR10 e Dolby Vision. Outra novidade do Ultra foi o streaming em 60 fps, mas só em Full HD.  Além disso, ele carrega os vídeos até 1,8 vezes mais rápido que os outros Chromecasts. Ele só funciona no adaptador de energia, assim não pode ser carregado pela USB da TV, como os modelos antigos. 

Chromecast 3

Chromecast 3
Chromecast 3. Imagem: Albert Garrido / Shutterstock

Este modelo foi lançado em 2018 e trouxe ligeiras mudanças em relação ao Chromecast 2. Entre elas, a reprodução de vídeos em 1080p a 60 fps e uma melhoria na antena Wi-Fi.

Chromecast com Google TV

O Chromecast com Google TV é o modelo atual da linha, lançado pelo Google em 2020. com um novo formato e a interface do Google TV. O controle remoto tem botões dedicados para a Netflix e o YouTube, além do Google Assistente. O Chromecast com Google TV tem resolução 4K, HDR e Dolby Vision, e custa mais barato que o Ultra.

Como instalar Chromecast?

Para instalar o Chromecast, você só precisa instalar o app Google Home, disponível para Android e iOS, e ligar o seu Chromecast na tomada com o adaptador. Além disso, você também vai precisar do Google app, e ter uma conta do Google. Ele pode ser instalado com um smartphone (ou tablet) com Android 6.0 ou posterior, ou então um iPhone com iOS 14 (ou mais recente), ou com o iPad com o sistema iPad OS 14 (ou mais atual).

Uma vez instalado, o app Google Home vai reconhecer o seu Chromecast, e mostrar todas as etapas que você precisa fazer para configurar o dispositivo. Caso ele já tenha sido configurado na mesma rede Wi-Fi que você está usando, essa etapa não será necessária.

Quais são os requisitos para conseguir instalar o Chromecast?

Para instalar o Chromecast, você vai precisar de uma TV com entrada HDMI, além de uma rede de internet Wi-Fi e os dispositivos Android ou iOS citados acima. Além disso, também será necessário criar uma conta do Google, caso você ainda não tenha uma, e também instalar o app Google Home.

Também será necessário usar um desses dispositivos para fazer a transmissão para o seu Chromecast. Depois que ele estiver configurado, é possível usar um PC ou um Mac para assistir a conteúdos, ambos através do navegador Google Chrome, mas a configuração precisa ser feita a partir de um dispositivo móvel.

Como conectar um Chromecast na TV?

Essa parte é a mais fácil, basta usar a porta HDMI da sua TV para conectar o adaptador do Chromecast. Você também vai precisar conectar o cabo USB em um adaptador de energia ligado na tomada para energizar o aparelho enquanto ele está conectado na porta HDMI. Veja aqui o passo a passo para conectar seu Chromecast.

Como conectar o Chromecast no Wi-Fi?

Para conectar o Chromecast na sua rede Wi-Fi, basta colocar ele na tomada e instalar o Google Home no seu dispositivo Android ou iOS, e depois seguir as instruções na tela do app até configurar a internet e conectar ele na rede.

Leia também:

Como usar o Chromecast?

Depois que o seu Chromecast estiver conectado na TV e também na rede Wi-Fi, e configurado pelo seu dispositivo móvel, você vai precisar transmitir o conteúdo para ele.

Isso pode ser feito de várias formas, como uma guia do Google Chrome no seu PC ou Mac. Basta clicar no menu de três pontinhos do Chrome, e escolher a opção ‘Transmitir’, e depois escolher o seu Chromecast da lista que será aberta. Vale destacar que nem todos os conteúdos poderão ser exibidos.

Além disso, também é possível transmitir toda a tela do seu computador, escolhendo ‘Transmitir’, ‘Fontes’, e ‘Transmitir área de trabalho’, ou então músicas e vídeos, escolhendo ‘Transmitir’, ‘Fontes’, e ‘Transmitir arquivo’.

A outra forma é fazer a transmissão (ou Cast) diretamente dos apps compatíveis com o Chromecast dos seus dispositivos móveis, os mesmos que você usou para configurar o seu Chromecast. Caso o app seja compatível (como Netflix, Prime Video e muitos outros), e esteja conectado na mesma rede Wi-Fi, basta procurar o botão de cast para transmitir o conteúdo.

Confira aqui a lista de todos os apps que são compatíveis com o Chromecast.

Como atualizar o Chromecast?

Para o seu Chromecast funcionar de forma adequada, ele deve estar sempre com o software atualizado. Para alguns modelos, essa atualização é feita de forma automática, mas no modelo com Google TV, é preciso fazer isso manualmente.

A partir da tela inicial, é só entrar em Configurações e Sistema / Sobre / Atualização do sistema. Enquanto o sistema estiver sendo atualizado, o Chromecast não vai receber transmissões. O app Google Home mostra o andamento da atualização, e o LED na lateral do Chromecast indica que ele está sendo atualizado. Com o sistema atualizado, basta voltar a usar o Chromecast.

Como resetar Chromecast?

Caso seja necessário, é possível resetar ou redefinir o Chromecast para a configuração original de fábrica, mas vale lembrar que isso apaga todos os seus dados e é algo que não pode ser desfeito. O processo é feito pelo app Google Home ou no próprio Chromecast, usando seu botão lateral.

Se ele for um Chromecast de primeira geração, é só manter o botão pressionado por 25 segundos ou até que a luz LED fique vermelha e comece a piscar. Quando a luz piscar na cor branca e imagem sair da tela da TV, é só soltar o botão.

A partir daí, ele vai ser reiniciado e estará zerado para ser configurado como um novo Chromecast. Se o Chromecast for mais recente, é só manter o botão pressionado, mas a luz que vai piscar será laranja, e não vermelha. Da mesma forma, quando ficar branca, é só soltar o botão.

Qual o melhor tipo de Chromecast?

Sempre o mais recente, no caso, o Chromecast com Google TV, lançado em 2020. Como citamos no começo do post, o Google deve lançar em breve um novo modelo do Chromecast, assim é bom ficar atento nisso. Se você não precisa de resolução 4K, um Chromecast de 3ª geração pode resolver perfeitamente.

O Chromecast 3 foi lançado em 2018, mas conta com resolução Full HD (1080p) e até 6 frames por segundo. Vale citar que, dois anos antes do Chromecast 3, o Google apresentou o Chromecast Ultra, tinha resolução 4K, HDR10 e Dolby Vision, mas custava ainda mais caro que o atual Chromecast 4, ou Chromecast com Google TV.

Existe Chromecast com controle?

Sim, o Chromecast com Google TV conta com controle remoto, e assim, pode ser usado mesmo sem nenhum outro dispositivo, o que é realmente bem útil.

Qual o preço do Chromecast?

O preço depende do modelo, e depende das ofertas de cada loja. O Chromecast 3 pode ser comprado a partir de R$ 162 (no dia em que atualizamos esse post), mas também pode chegar até R$ 350. Já o Chromecast com Google TV tem ofertas a partir de pouco menos de R$ 400, mas dependendo da loja, chega a custar mais de R$ 500. Como sempre, vale pesquisar bastante antes de escolher.

Qual o Chromecast com menor preço?

O Chromecast 3 que citamos acima, é atualmente o modelo mais barato disponível no mercado, com preços a partir de cerca de R$ 162. Como o Chromecast 2 não é mais vendido, esse é o preço mais em conta que encontramos na linha.

Existem opções mais baratas de outras marcas, mas quem quer um Chromecast, terá que pagar pelo menos isso (salvo alguma nova oferta). Se o preço estiver muito baixo, vale ficar atento se não é uma versão falsa do dispositivo.

Onde comprar Chromecast?

O Chromecast pode ser comprado nos principais varejistas do Brasil, tanto em suas lojas físicas quanto em lojas online. No site oficial do produto, o Google facilita a tarefa de encontrar um varejista. Mas você também o encontra em sites como o eBay.

Como colocar senha no Chromecast?

Na hora que você configura o seu Chromecast, você coloca a senha através do app Google Home. Caso troque de internet na sua casa, basta repetir o processo configurando novamente a sua conexão, sempre através do mesmo app.

Como mudar a senha do Chromecast?

Se você mudou o nome ou a senha da sua rede Wi-Fi, ou trocou de roteador, será preciso conectar o Chromecast na nova rede. Caso seja necessário redefinir o Chromecast, basta seguir as etapas que informamos acima. Se manter as duas redes na sua casa, é possível alterar depois a qual delas o Chromecast será conectado, sempre através do Google Home.

Como baixar aplicativo no Chromecast?

Nas versões anteriores, os apps não eram baixados no aparelho, e sim em dispositivos compatíveis. No modelo com Google TV, já é possível instalar os aplicativos sem um smartphone por perto. Basta entrar na seção de aplicativos, no sistema, e fazer a busca pelo app que você quer instalar.

Quais aplicativos são compatíveis com Chromecast?

A lista de apps compatíveis com o dispositivo do Google é extensa, com Netflix, Globoplay, Prime Video, Disney+, Star+, HBO Max, Pluto TV, Telecine, Plex e muitos outros, só para citar apps de entretenimento.

Os principais apps de música também são compatíveis com ele, como Spotify, Deezer e Apple Music, apesar dos aplicativos da rival Amazon não estarem na lista.

Também não podemos esquecer de listar os apps de fotos e vídeos como o Google Fotos, o Chrome e o YouTube, todos do Google. Além disso, existem jogos, apps de transmissão de esportes e muitos outros, confira a lista completa.

Quais os melhores jogos para Chromecast?

Existem muitos jogos disponíveis no dispositivo do Google, como o ‘Just Dance Now’, que roda a partir do Android ou iOS, e ajuda a manter a forma enquanto você dança. A popular franquia ‘Angry Birds’ também tem versões para o Chromecast, com o ‘Angry Birds Go’ e o ‘Angry Birds Friends’.

Outras opções interessantes são o ‘Deer Hunter 2018’, o ‘Alien Invaders’ e o ‘Draw Party’, no qual é preciso adivinhar o que foi desenhado. Também vale checar se o seu game favorito é compatível com o Chromecast.

Chromecast ou TV Box?

Um Chromecast e uma TV box contam com o mesmo propósito, deixar você assistir a vídeos ou ouvir músicas e podcasts em streaming, mas o Chromecast funciona com apps compatíveis e com espelhamento de tela, enquanto a TV box conta com os apps já instalados no seu sistema.

A vantagem do aparelho do Google é sua praticidade e seu preço, mas os TVs Box podem contar com mais recursos e uma resolução 4K (algo também disponível nos modelos com Google TV e o Ultra).

Chromecast ou Fire Stick?

O Chromecast e o Fire Stick contam com um design parecido, no formato de um dongle, mas as semelhanças ficam por aí, já que o Fire Stick também tem um sistema operacional com apps instalados, como uma TV box.

A escolha entre um e outro é simples, se você usa o Google Assistente, deve escolher o Chromecast, enquanto quem prefere a Alexa, deve optar pelo Fire Stick.

Roku Express ou Chromecast?

O Roku Express é uma TV box com preço acessível, com foco na facilidade de uso, e por isso, muito indicada para idosos. O sistema conta com alguns dos principais apps, ainda que outros como Star+ ainda não estejam presentes.

Ele pode ser mais indicado do que o Chromecast para pessoas que tenham dificuldade com o conceito de transmitir de outro dispositivo, por mais que o modelo com Google TV também conte com controle remoto.

Chromecast funciona em qualquer TV?

Ele pode ser usado com qualquer TV que tenha uma porta HDMI compatível.

Chromecast funciona com iPhone?

Sim, funciona com qualquer iPhone com iOS 14 ou mais recente, ou qualquer iPad com iPad OS 14 ou mais recente.

Alexa é compatível com Chromecast?

Não, a Alexa não é compatível com o dispositivo do Google, mas ele pode ser controlado sem voz usando o Google Assistente, que é do próprio Google.

Como parear IPTV no Chromecast?

É possível usar IPTV no dispositivo do Google através de um app compatível, ou então espelhando a tela do app de IPTV no seu dispositivo móvel. Também é possível fazer a transmissão pelo computador, através do Google Chrome ou do VLC, assim como compartilhar a área de trabalho ou arquivos individuais.

Chromecast não conecta, o que fazer?

Vale checar a conexão da casa, e se os outros dispositivos ainda estão conectados. Caso estejam, é recomendável reiniciar o aparelho, usando seu botão ou retirando da tomada e depois colocando ele novamente.

Chromecast parou de funcionar, o que fazer?

Vale seguir as mesmas instruções acima, confirmar se a conexão Wi-Fi está estável, e reiniciar o dispositivo. Se ele não voltar a funcionar, vale redefinir ele para suas configurações de fábrica.

Chromecast travando, o que fazer?

Não tem nada mais chato do que quando o Chromecast começa a travar quando você quer assistir a um filme ou série. A primeira coisa é checar se ele está ligado na tomada, já que muitas vezes o travamento acontece por ele não ter energia suficiente.

Caso esteja na tomada, o próximo passo é checar a sua conexão Wi-Fi, já que ele é totalmente dependente dela. Caso necessário, pode ser preciso reiniciar o seu roteador. Além disso, dependendo do modelo do seu Chromecast, pode ajudar muito um adaptador que aumenta o cabo, melhorando a sua recepção.

Se estiver tudo bem com a sua rede Wi-Fi, vale reiniciar o dispositivo pelo botão físico, ou simplesmente tirando ele da tomada. Caso o seu modelo seja o Ultra, é possível também conectar um cabo Ethernet para garantir uma internet de maior velocidade.

Chromecast é bom?

Sim, em seu modelo mais recente, o Chromecast é muito bom, uma solução completa, que funciona inclusive de forma independente, sem a necessidade de um smartphone conectado, e com resolução 4K e 8 GB de capacidade.

Quais são as melhores alternativas ao Chromecast?

Existem muitas opções de boa qualidade ao aparelho do Google, desde TV boxes de grandes empresas como o Apple TV 4K e o Mi TV Stick da Xiaomi, passando pelo Fire TV Stick da Amazon. Tudo depende do seu orçamento e também do seu gosto pessoal, mas todas essas são boas opções.

Conclusão

Em conclusão, o Chromecast é uma excelente escolha para quem quer transformar a sua TV em uma Smart TV, com a flexibilidade de poder transmitir vídeos e músicas dos seus dispositivos móveis, que estão sempre com você, mas também do seu PC ou Mac.

Além disso, também é possível usar o controle remoto (na última versão com Google TV), assim não tem como não recomendar o Chromecast, a não ser para pessoas que preferiram um sistema com menos recursos.

Se você gosta de ver conteúdo pela internet, aproveite para ver este tutorial sobre como assistir à TV online e este outro passo a passo para ver jogos da NBA.

*Por Gabriel Sérvio e Nick Ellis

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!