A evolução da tecnologia no século XXI, sobretudo, é impressionante. No meio dessa evolução, encontra-se a internet.

Para chegarmos às tecnologias de banda larga e fibra óptica, que conseguem trazer velocidades estonteantes de downloads e uploads, foram muitas décadas de estudo e testes. A inovação do Wi-Fi também é algo incrível, e seu desempenho segue sendo aprimorado.

publicidade

Leia mais:

Neste escopo, temos o Wi-Fi 7, tecnologia sem fio mais veloz e segura e que está em desenvolvimento há algum tempo. Ele pode parecer estar distante, mas pode, na verdade, estar mais próximo do que se imagina.

publicidade

Por conta disso, a fabricante de chips MediaTek já lançou seus primeiros chipsets capazes de trabalhar com o WiFi 7. O conjunto Filogic 820 poderá equipar roteadores e pontos de acesso, por exemplo, enquanto o Dimensity 9200 vai aparecer em smartphones.

Benefícios do Wi-Fi 7 aos usuários

Contudo, de nada vale “endeusar” a tecnologia se não elencarmos quais são seus benefícios. Para isso, Samir Vani, diretor de novos negócios da MediaTek, compartilha vantagens trazidas pela novidade a pessoas, casas e empresas. Confira:

publicidade

Banda de 6 GHz

A expansão da banda disponível para os dispositivos é a primeira vantagem a ser dita do Wi-Fi 7. Hoje, os equipamentos trabalham com 2,4 GHz (mesma frequência de outros equipamentos eletrônicos, como micro-ondas e telefones fixos sem fio, o que atrapalha a força do sinal sem fio da conexão) e 5 GHZ de banda (que, apesar de ser mais eficaz que as de 2,4 GHz, tem alcance menor).

Com a sétima versão [do Wi-FI], será utilizada a banda de 6 GHz, a qual permite chegar a mais de 36 GB [de transmissão de dados] por segundo, o que traz muitos benefícios, não somente pela velocidade, mas também pela confiança que a rede proporcionará. Neste aspecto, será muito mais estável e permitirá muito mais usuários conectados ao mesmo tempo.

Samir Vani, diretor de novos negócios da MediaTek
  • A banda de 6 GHz permitirá rápida e fácil transmissão de vídeos 8K e qualidade máxima;
  • O envio de arquivos de 15 GB, por exemplo, será de apenas 25 segundos;
  • A tecnologia, portanto, facilitará as jogatinas online, streamings, apps de RA e RV (realidades aumentada e virtual), além de videochamadas nas qualidades 4K e 8K.

Além de ganhar em velocidade, reduzirá o consumo de energia, o que resulta em um menor custo na fatura e uma maior vida útil das baterias. Isso, sem dúvida, será apreciado pelos usuários.

Samir Vani, diretor de novos negócios da MediaTek

Redução da inatividade

A redução da inatividade também será possível com o Wi-Fi 7. Dessa forma, a retransmissão de conteúdos em tempo real é aprimorada, além da possibilidade de conexões multi-link.

publicidade

A MLO (Multi-Link Operation) dá capacidade de utilização de todas as bandas e canais disponíveis, possibilitando grande melhoria de conexão e redução de interferência causada por objetos e paredes (como citado mais acima).

A MediaTek afirma que sua solução de Wi-Fi 7:

  • Reduz o consumo de energia principal em 50%;
  • Diminui o uso da CPU em 25 vezes;
  • Bem como a inatividade da MLO, que seria de 100 vezes menos em comparação com seus concorrentes.

True Wireless

Outra novidade é a True Wireless, que dispensa, em definitivo, o uso de cabos para conectar dispositivos, utilizando, portanto, apenas soluções sem fio.

Nesse sentido, a MediaTek tem, como citado no início dessa reportagem, o Dimensity 9200. Na CES 2023, a empresa também apresentou ecossistema completo de equipamentos preparados para serem produzidos já com essa nova tecnologia sem fio.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!