Chegamos na metade do ano, e já é possível apontar quais séries são os principais destaques da televisão do ano, após diversos lançamentos e encerramentos de temporadas.

O site Rotten Tomatoes é considerado um termômetro confiável para saber quais as produções são boas de verdade, já que compila críticas dos principais veículos e blogs especializados, além de considerar a avaliação do público. Isso gera uma nota média para os programas, oferecendo uma prévia dos melhores do ano.

publicidade

Leia mais:

Algumas produções ainda estão um pouco desconhecidas no Brasil e não estão disponíveis ainda nas plataformas de streaming, mas vale a pena ficar de olho para quando chegarem. Confira a lista de quais produções merecem destaque, e valem a pena ser assistidos.

publicidade

10 melhores séries de 2023 (até agora)

1. Happy Valley

Imagem: Divulgação

Nota no Rotten Tomatoes: 100%

É uma série britânica que encerrou sua trajetória em 2023, após sete anos de intervalo desde a segunda temporada. É protagonizada por Sarah Lancashire, que interpreta uma policial criminal, e mistura drama pesado com investigação de crimes.

publicidade

No Reino Unido, ficou conhecida na estreia como “Fargo”, pois é ambientada em uma pequena cidade e é protagonizada por uma policial. Porém, não possui mais semelhanças com o filme dos irmãos Coen.

É exibida pela BBC One no Reino Unido, e ainda não está disponível no Brasil.

publicidade

2. A Small Light

Imagem: Divulgação

Nota no Rotten Tomatoes: 100%

É uma minissérie com oito episódios, que conta a história de Miep Gies, a secretária do empresário alemão Otto Frank. Com a ajuda da resistência holandesa, Miep e seu marido oferecem proteção contra os nazistas para a família Frank e diversas outras pessoas, durante a Segunda Guerra Mundial.

Trata-se da história contada por Anne Frank, mas pela perspectiva de uma de suas protetoras, Miep Gies.

Está disponível na Star+.

3. O Mundo por Philomena Cunk

Imagem: Divulgação

Nota no Rotten Tomatoes: 100%

Outra produção britânica, a minissérie da BBC Two é um falso documentário cômico (como The Office). Conta a história da repórter investigativa Philomena Cunk, que entrevista especialistas sobre o progresso da humanidade, de forma totalmente despreparada, garantindo resultados únicos.

A produção é de Charlie Brooker (Black Mirror), e deve entrar no catálogo da Netflix, sem data prevista.

4. Poker Face

Imagem: Divulgação

Nota no Rotten Tomatoes: 98%

Interpretada por Natasha Lyonne, a protagonista é Charlie, uma mulher com uma incrível habilidade para perceber quando estão mentindo para ela. Em viagem pelos Estados Unidos, ela encontra novos personagens a cada episódio, e não resiste a investigar quando percebe algo de errado.

Entrará no catálogo da Netflix, ainda sem data prevista.

5. Treta

Imagem: Divulgação

Nota no Rotten Tomatoes: 98%

Um desentendimento banal leva a uma perseguição violenta no trânsito, fazendo com que os dois envolvidos, o empreiteiro Danny (Steven Yeun) e a empresária Amy (Ali Wong), se tornem inimigos mortais, criando brigas que vão escalonando a níveis extremos.

É produzido pela A24, responsável pelo vencedor do Oscar “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”, e está disponível na Netflix.

6. Star Trek: Picard

Imagem: Divulgação

Nota no Rotten Tomatoes: 98%

É uma série da Paramount que também acaba de se encerrar, e reúne grande parte do elenco de “Jornada nas Estrelas: A Nova Geração”, feita entre 1987 e 1994.

Sir Patrick Stewart, que deu vida ao lendário capitão Jean-Luc Picard por sete anos, esteve presente em duas temporadas, se dedicando à trajetória pessoal de Picard. Está disponível na Paramount+ e Prime Video.

7. Succession

Imagem: Divulgação

Nota no Rotten Tomatoes: 97%

A quarta e última temporada da aclamada série gerou grandes episódios. Neles, o resultado da disputa pelo conglomerado de mídia de Logan Roy (Brian Cox) tem destaque. Prestes a vender a Waystar Royco para um empresário sueco, o patriarca ainda precisa lidar com as investidas dos filhos, que não aceitam ficar de fora.

Está disponível na HBO Max.

8. A Maravilhosa Senhora Maisel

Imagem: Divulgação

Nota no Rotten Tomatoes: 97%

A série de Amy Sherman-Palladino e Daniel Palladino, dupla de Gilmore Girls, deu destaque para sua protagonista, a comediante Midge (Rachel Brosnahan) que se vê em situações extremas, até de quase-morte.

É ambientada nos shows de comédia dos palcos e da televisão durante os anos 195, mostrando o quanto era difícil para uma mulher se impor em um cenário tão dominado por homens.

Está disponível no Prime Video.

9. Schmigadoon!

Imagem: Divulgação

Nota no Rotten Tomatoes: 97%

Um casal de médicos vai parar em uma cidade insólita, durante uma viagem “mochileira” pelos Estados Unidos. A cidade é, ao mesmo tempo, mágica, e todos os habitantes se comportam como se estivessem dentro de um musical dos anos 1940.

Depois de casados e entediados em Nova York, o casal tenta encontrar novamente a cidade, mas acabam parando em outra, que se assemelha mais aos musicais dos anos 1960. Está disponível na AppleTV+.

10. The Last of Us

Imagem: Divulgação

Nota no Rotten Tomatoes: 96%

A série é baseada em um dos jogos de videogame mais famosos ao redor do mundo. Protagonizada por Pedro Pascal e Bella Ramsay, já é considerada uma das melhores adaptações de todos os tempos, mesmo só possuindo uma temporada, por enquanto.

A dupla Ellie e Joel são sobreviventes de um apocalipse provocado por fungos, e precisam vencer as criaturas que surgiram das mutações dessa contaminação para chegar em seu objetivo principal. Os fãs já aguardam pela segunda temporada e, enquanto isso, a primeira pode ser vista na HBO Max.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!