Mergulhadores autônomos, capacitados para a prática utilizando equipamento SCUBA, conseguem ultrapassar os limites do próprio corpo e atingir profundidades nunca exploradas, já que o equipamento permite que ele respire embaixo d’água.

Mas, você sabe qual a maior profundidade que um mergulhador pode atingir? Por utilizar cilindros de ar, o profissional não precisa ser ótimo em apneia, mas tem outro ponto a se preocupar: a pressão.

publicidade

Leia mais:

No nível do mar (a superfície), a pressão corresponde a 1atmosfera e, ao mergulhar, esse valor aumenta mais 1atmosfera a cada 10 metros. Por isso, em uma profundidade de 30 metros, por exemplo, a pressão que o mergulhador recebe sobre seu corpo é de 4atm.

publicidade

Além disso, esses profissionais precisam estar atentos para outra questão, a respeito da Lei de Boyle. De acordo com ela, “quanto maior a pressão, menor o volume do gás”. Assim, um recipiente que está no nível do mar e contém 1 litro de ar, aos 10 metros de profundidade o volume cairá para ½ litro.

Profundidade máxima atingida por mergulhadores comerciais

O mergulho comercial diz respeito a pessoas que, muitas vezes, atingem grandes profundidades, como pessoas que trabalham na fixação de estruturas de pontes ou em plataformas de petróleo.

publicidade

Nesses casos, a média alcançada é de 300 metros de profundidade, equivalendo a 45 toneladas sobre as costas. Por conta disso, esses profissionais precisam de muito treinamento, além de equipamentos específicos, diferentes dos usados no mergulho recreacional.

Ahmed Gamal Gabr / Imagem: Reprodução

Profundidade máxima atingida por recordistas mundiais de mergulho

Existem muitos mergulhadores profissionais que participam de competições de profundidade, treinando sempre para tentar quebrar os recordes mundiais. Ahmed Gamal Gabr, mergulhador egípcio que alcançou 332,35 metros de profundidade em alto mar, é o dono do recorde oficial de Mergulho Mais Profundo.

publicidade

Foram necessários muitos cilindros de ar e cabos para ajudá-lo a descer a essa profundidade. A descida levou 15 minutos para ser realizada por completo, e cerca de 13 horas para o retorno à superfície, já que foram feitas paradas descompressivas. Elas servem para evitar os riscos causados por se respirar em pressões diferentes.

Profundidade máxima atingida no mergulho recreacional

Imagem: Reprodução

Quando se realiza um curso de mergulho, o aluno recebe uma credencial afirmando que ele está apto a mergulhar até 18 metros de profundidade. Porém, o ideal é que cada mergulhador entenda e respeite seus limites, sabendo até onde se sente confortável em ir.

De acordo com a PADI (Professional Association of Diving Instructors), o limite máximo para o mergulho recreacional é de 40 metros. Mas, para chegar nessa profundidade, é preciso ter muita prática, além de realizar cursos específicos. Para chegar mais fundo, é necessário usar uma combinação de gases diferentes, e aprender algumas técnicas adicionais.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!