PIB global pode crescer US$ 1,5 trilhão com IA

Estudo aponta que a GitHub Copilot, ferramenta de IA, pode revolucionar trabalho dos desenvolvedores de softwares
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 03/07/2023 14h03, atualizada em 03/07/2023 14h09
Inteligência Artificial e Cérebro Humano
Inteligência artificial e o cérebro humano.(Imagem: whiteMocca/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O avanço da inteligência artificial (IA) pode trazer grandes benefícios econômicos. Um estudo sobre o uso da tecnologia na criação aponta “uma mudança radical” no desenvolvimento de softwares e prevê um crescimento do produto interno bruto (PIB) global de US$ 1,5 trilhão até 2030.

Leia mais

O estudo foi realizado por Thomas Dohmke, CEO do GitHub, Marco Iansiti, professor da Harvard Business School, e Greg Richards, CEO da Keystone.AI. Ele analisou como a GitHub Copilot, ferramenta de inteligência artificial desenvolvida em conjunto com a OpenAI, criadora do ChatGPT, está ajudando a simplificar e acelerar o trabalho dos desenvolvedores de softwares.

Revolução na criação de softwares

  • O Copilot, criado há menos de um ano, auxilia na criação de programas, oferecendo scripts, sugestões de linguagem natural e autocompletação.
  • As versões mais recentes estão integrando o modelo GPT-4, introduzindo suporte aprimorado de bate-papo e voz e oferecendo explicação detalhada do código, bem como correções de bugs.
  • Com as melhorias mais recentes, os desenvolvedores podem criar códigos sem precisar nem mesmo tocar no teclado.
  • É comum que o GitHub Copilot seja comparado ao ChatGPT. No entanto, há diferenças entre os dois. Em vez de usar o poder da tecnologia de IA generativa para produzir texto em linguagem natural, o Copilot produz códigos.
  • Para Thomas Dohmke, os cerca de 100 milhões de usuários do Copilot representam o maior repositório do mundo para desenvolvedores de software, com “potencial de moldar a construção do software do mundo para as gerações futuras”.
  • Durante o estudo, foram analisadas as atividades de quase um milhão de desenvolvedores do GitHub. Aqueles que usaram o Copilot aceitaram cerca de 30% das sugestões da inteligência artificial, aumentando a produtividade.
  • Em testes anteriores, os desenvolvedores foram solicitados a codificar um servidor HTTP em Javascript. Metade teve acesso ao Copilot, enquanto a outra metade não. Os que usaram o Copilot concluíram os projetos 55% mais rápido.

IA pode gerar milhões de empregos

  • O avanço da IA causa diversos temores. Entre eles, o do desaparecimento de milhões de empregos.
  • Mas os estudos envolvendo o Copilot apontam para um cenário diferente. As projeções do Bureau of Labor and Statistics de vagas de emprego em ciência e engenharia indiciam a criação de mais de 6 milhões de vagas até 2026.
  • “À medida que mais desenvolvedores adotam essas ferramentas e se tornam fluentes no conjunto de habilidades de inteligência artificial com IA generativa, fica claro que essa nova forma de desenvolvimento de software criou um elo indissociável entre a humanidade e a inteligência artificial que pode muito bem definir como o software do mundo é construído para as gerações futuras”, apontam os pesquisadores.

Com informações da TechXplore.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.